Mato Grosso do Sul era parte do território do estado do Mato Grosso. Políticos e empresários da região de Campo Grande iniciaram um movimento separatista que teve êxito na década de 70, quando foi assinada a criação de um novo estado.
O decreto-lei que estabeleceu a criação do Mato Grosso do Sul foi assinado em 11 de outubro de 1977. O novo estado passou a existir como unidade da federação em 1 de janeiro de 1977.
Entre as justificativas para o desmembramento estava a dificuldade de administrar Mato Grosso porque a área era muito extensa. O relevo e as peculiaridades biológicas também foram levados em conta.
O Mato Grosso do Sul é uma unidade federativa localizada na região centro-oeste do brasil. Tem como capital o município de Campo Grande, o mais populoso do estado. Sua paisagem natural é composta predominantemente por dois biomas, o cerrado e o pantanal, além de um relevo, em sua maior parte, plano. Trata-se de um grande produtor agropecuário, com destaque para a criação bovina e o cultivo de grãos.
A população de Mato Grosso do Sul apresentou um grande crescimento a partir da segunda metade do século XIX, e esse crescimento se intensificou com os fluxos migratórios com destino ao estado durante o século XX. Nesse período ocorreu um processo de povoamento efetivo do território em razão das políticas públicas desenvolvidas para a ocupação da porção oeste do território brasileiro, a chamada marcha para o oeste.
Confira a reportagem completa: