Depois de 13 anos de espera, o contorno rodoviário de Três Lagoas começou a sair do papel. O projeto da obra que visa desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal, perímetro urbano de Três Lagoas começou a ser discutido em 2009. No ano passado, o governo federal anunciou a empresa vendedora da licitação, mas apenas em junho deste ano, o Ministério da Infraestrutura autorizou a ordem de serviço para o início das obras que preveem investimentos de R$ 157,3 milhões e serão executadas em 26,46 quilômetros de rodovias.
As obras incluem a implementação de pista dupla, sinalização vertical e horizontal, além de drenagem e pavimentação, bem como a construção de oito viadutos. O projeto foi desenhado para melhorar a infraestrutura rodoviária local, interligando a Br-158, na saída para Brasilândia e Selvíria, e a Br-262, para Campo Grande.
O contorno rodoviário é apresentado como alternativa para superar o conflito entre tráfego urbano e rodoviário. Os primeiros estudos da obra começaram com o levantamento estatístico de incidência de acidentes no trecho urbano das rodovias Br-262 e Br-158 . O conflito viário nesse trecho aumentou principalmente em decorrência de carretas que transportam produtos para as empresas de celulose. A obra foi muito reivindicada, inclusive, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Para o inspetor da PRF de Três Lagoas, José Torres, o contorno é fundamental para resolver esse conflito viário.
Confira a reportagem abaixo: