Veículos de Comunicação

Interior

Em Dourados, empresários vão à justiça por lista de boicote ao comércio

Influencer estaria compartilhando lista nas redes sociais para incentivar boicote a empresas consideradas "esquerdistas"

Instagram da influencer - Divulgação
Instagram da influencer - Divulgação

Circula nas redes sociais uma  lista de comércios considerasas de esquerda que estaria sendo utilizada por uma influencer de Dourados para estimular boicote a empresários da cidade. A lista passou a ser compartilhada após a vitória do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no último domingo (30).

No Instagram, o perfil da influenciadora digital que teria postado a lista, possui mais de 28 mil seguidores. A postagem gerou indignação por parte de empresários que já estariam denunciando o caso à justiça.  

Nas lista de boicote são citados variados tipos de comércios de Dourados, como lojas de tereré, de peças automotivas, energia solar, restaurantes, arquitetos, padarias, lojas de cosméticos, estética, empresas de publicidade e informática.

Após alguns advogados terem o nome do escritório citado na lista, a OAB 4ª Subseção de Dourados publicou uma nota de repúdio contra a lista. A instituição diz repudiar "veementemente qualquer ataque à advocacia ou a advogados pela opção política ou partidária, bem como ofensas pessoais dirigidas aos advogados(as)”. A nota diz também que “devemos respeitar a opção de cada cidadão, pois vivemos em um Estado Democrático de Direito”.

A OAB reforçou que conforme a lei que trata das relações de consumo, a lista configura crime, com pena de detenção prevista de dois a cinco anos de prisão ou multa. As denúncias podem ser registradas na delegacia de Polícia Civil. A insituição recomenda aos empresários lesados que façam o print das postagens nas redes sociais.