Cinco mil doses de vacina contra a gripe estarão à disposição da população de Paranaíba neste sábado (30), como parte da campanha nacional de vacinação. Todas as unidades de saúde estarão abertas, a partir de 07 horas até às 16 horas, com exceção do Posto Central que fica próximo à Unidade de Saúde Santa Lúcia.
Serão priorizadas vacinas para crianças de seis meses a menores de cinco anos; as puérperas, que são as mulheres que tiveram filhos dentro de 45 dias; idosos; gestantes e os trabalhadores de saúde. Inicialmente serão disponibilizados 50% das 10 mil doses previstas para o município. De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Vania Cristina Zangrossi a meta é vacinar em torno de 80% das 9.300 pessoas que devem ser vacinadas no município.
Ela chama atenção para que a importância da vacinação. “É importante que as pessoas recebam a vacina, uma vez que o vírus da gripe H1N1 está presente no vizinho estado de São Paulo e o vírus se propaga muito rapidamente”. Vania alerta para as pessoas que as não conseguirem a vacina no sábado, podem procurar as unidades de saúde nos outros dias da semana, até o dia 20 de maio.
A coordenadora lembra que é necessário levar a carteira de vacinação. Quem não se encaixa no perfil acima, deverá procurar clinicas particulares. Outro segmento que terá direito à vacina gratuita são os pacientes como doenças crônicas, como diabéticos, renais crônicos, ou outros que possuam receita de medicação diária para controle de doenças.