O livro “Águas Atávicas”, do escritor paranaibense Marcos Faustino participará do "1º Congresso Internacional de História Regional" que acontecerá no campus de Aquidauana da UFMS entre os dias 17 e 19 de maio.
A edição portuguesa, de “Águas Atávicas” com 240 páginas, ganhou capa com reprodução de um quadro a óleo, exposto no Museu Nacional de Buenos Aires, que retrata a batalha de Tuiuti, a maior batalha campal já travada na América do Sul.
O titulo foi escolhido pela Editora Chiado justamente pela abordagem que a obra faz sobre a Guerra do Paraguai, ocasião em que a região de Paranaíba abrigou personagens marcantes do conflito, como o Visconde de Taunay, que terminou por escrever “Inocência”, importante romance da literatura brasileira.
O primeiro Congresso Internacional de “História Regional: Pensando A Guerra do Paraguai e a Consolidação dos Estados da Bacia do Rio da Prata”, foi organizado pelos cursos de Graduação em Biologia, História, Geografia, Turismo e Mestrado em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com patrocínio do Comando Militar do Oeste .