A direção da Santa Casa de Paranaíba rebateu acusações divulgadas por meio de um vídeo neste domingo (22) de que um paciente teria sofrido maus tratos no período de internamento no hospital. A enfermeira Arlene de Paula Ferro, responsável pelo setor onde Ailton Ferreira do Nascimento, de 34 anos, ficou internado, rejeita acusação de que o paciente foi mal atendido, como afirma a família do paciente. “Ficamos surpresos, porque em nenhum momento fomos procurados sobre qualquer intercorrência”, argumentou.
Ela relata que o paciente ficou internado durante quatro dias na Santa Casa com quadro de traumatismo provocado por queda de motocicleta. Anteriormente, o paciente ficou hospitalizado em Três Lagoas. De 12 a 16 de maio, período de internação, o paciente ficou imobilizado e recebeu todos os cuidados da área médica e de enfermagem.
De acordo com a responsável pelo setor, o paciente recebeu assistência de equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionista e enfermeiras que diariamente visitam os pacientes e relatam as informações para o prontuário medico.
A enfermeira revela que no período, o paciente não contou com nenhum tipo de acompanhamento necessário para essas situações. O hospital além das obrigações típicas do atendimento medico e enfermagem ainda cumpriu a tarefa de higienização conforto e alimentação assistida, atribuídas aos acompanhantes.
“Por mais que não houvesse essa figura do acompanhante, o hospital conseguiu assistir o sr. Ailton nessa necessidade”, reforça Arlene. Ela relata que o paciente teve momentos de agitação e necessitou ser contido de acordo com os procedimentos hospitalares.
A enfermeira lembra que as camas são providas de grades justamente para evitar quedas. "É claro que se houvesse um acompanhante o paciente receberia a ajuda para evitar a queda", assinalou. Arlene rebate qualquer insinuação de maus tratos. “Caso aconteça precisamos que alguém nos procure para tomarmos providencias contra quem cometeu” reforça
A enfermeira disse também que a Santa Casa busca "excelência no atendimento", justamente com apoio de equipe multiprofissional e que no procedimento de alta foi entregue um colete ortopédico higienizado com recomendação de uso parcial.
No vídeo, a irmã de Ailton, Adriana Nascimento conta dificuldades para atender o irmão. Nesta segunda-feira, uma equipe de agentes de saúde foi até a residência de Ailton para remarcar consulta a outro médico.
Após a divulgação do vídeo e sua repercussão na imprensa, a família de Ailton recebeu ajuda com luvas, fraldas, medicamentos e material para curativo. Por telefone, Adriana afirma não ter criticado o hospital, mas relatado dificuldades. "Poderia estar acontecendo com qualquer pessoa. Você procurar por atendimento para alguem que está gemendo de dor e o posto falar que não tem remédio não é falar mal de ninguém! É falar da realidade", afirmou.