Veículos de Comunicação

Descartou

Secretaria descarta morte por H1N1 em Paranaíba

Secretaria de Saúde da cidade diz estar à disposição para tirar dúvidas da população e para evitar alarmes desnecessários

Secretaria descarta morte por H1N1 em Paranaíba  - Arquivo/JP
Secretaria descarta morte por H1N1 em Paranaíba - Arquivo/JP

A Prefeitura de Paranaíba informou que a morte de uma criança, ocorrido na segunda-feira, dia 23, não ocorreu por contaminação de gripe H1N1. Em nota divulgada por meio das redes sociais, a Secretaria de Saúde da cidade diz estar à disposição para tirar dúvidas da população e para evitar alarmes desnecessários.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, 486 casos foram notificados da doença em Mato Grosso do Sul, sendo que 367 deram positivo. Destes 17 foram de Paranaíba.

O Estado já contabiliza 25 mortes causadas pela doença, sendo dois em Aquidauana, oito em Campo Grande e o restante em Caarapó, Corumbá, Coxim, Jardim, Juti, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

A secretária de Saúde de Paranaíba, Ana Paula de Souza, observa que em momento de dificuldades pela falta da vacina, em todo o país, alguns cuidados podem ser tomados pela população para diminuir a circulação do vírus da gripe. Hábitos simples como higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Além de não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, também se deve evitar aperto de mãos, abraços e beijo social, além de ambientes com aglomeração, e restringir visitas a hospitais. Outra medida importante é manter ambientes ventilados.