Veículos de Comunicação

Meio Ambiente

MPE e TCE reúnem prefeitos para debater resíduos sólidos

Consórcio regional pode operar aterro sanitário

Aterro sanitário para atender municípios da Costa Leste - Divulgação Ouro Branco
Aterro sanitário para atender municípios da Costa Leste - Divulgação Ouro Branco

O Ministério Público Estadual (MPE)  e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, reúnem prefeitos e secretários  de Paranaíba , Aparecida do Taboado , Inocência  e Selvíria  para apresentar proposta de atuação conjunta na questão de resíduos sólidos para a região e de minuta de acordos para serem firmados com os municípios envolvidos.

O encontro que acontece na sede do MPE em Paranaíba conta com a presença dos Promotores de Justiça de Paranaíba, Inocência, Aparecida do Taboado e Três Lagoas, com apoio do Núcleo Ambiental e do Assessor de Gabinete do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Fernando Silva Bernardes.

 O encontro vai discutir possível viabilidade técnico-ambiental-financeira para operação de um aterro sanitário consorciado na região, conforme o “Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos”, proposto pelo TCE-MS, no último dia 03 de junho, como prioridade para o desenvolvimento de ações voltadas para o conhecimento do problema e a mobilização de recursos técnicos e institucionais para apoiar os municípios no sentido de se buscar soluções definitivas para a Destinação dos seus Resíduos Sólidos.

O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, acompanhado do Assessor de Gabinete do TCE/MS, Fernando Silva Bernardes e da Gerente de Desenvolvimento e Modernização do IMASUL, Eliane C. D. Ribeiro de Barros, estão realizando diversos encontros para discutir a disposição final de resíduos sólidos e apresentar propostas de ações conjuntas.