A grande final do Rodeio com a Cia de Rodeio Paulo Emílio e a tradicional queima de fogos marcam o encerramento oficial da 54ª Expopar e a 14ª Expoleite amanhã, em Paranaíba, no parque de exposições Daniel Martins Ferreira. Durante 12 dias de programação foram superadas todas as expectativas de comercialização, com recordes em número de animais de elite e valor de premiação em rodeio.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Amaral, a Expopar teve média de 80% de comercialização em leilões. Aproximadamente 4,5 mil animais das principais raças, provenientes de importantes mercados de pecuária de corte e de gado leiteiro, foram apresentados na feira.
“Foram mais de R$ 7 milhões em negócios fechados nos leilões, o que deixou todos contentes, vendedores e compradores e, principalmente, a diretoria do sindicato que, assim, cumpre seu papel junto ao associado”, assinalou Amaral, que está em seu último ano de mandato.
Na programação voltada ao produtor rural foram realizados 11 leilões, quatro palestras técnicas e julgamento de diversas raças de gado de elite, como Brahman, Nelore, Cruzamento Industrial, Nelore Mocho, Canchim, Tabapuã, Hereford, Bradford, Guzerá e Girolando.
Um dos recordes superados foi em relação a maior exposição de gado de elite de criadores de Mato Grosso do Sul, com 325 animais que lotaram os pavilhões do parque de exposições. “Todos os leilões venderam em torno de 80% do gado oferecido, alguns chegando até 100%”, observou o presidente.
COMPETIÇÃO
Outra atração da 14ª Expoleite foi o tradicional torneio leiteiro, quando os peões realizam a ordenha valendo pontos para o resultado final. Os bons preços verificados na última semana para o mercado do leite ajudou a realização de bons negócios para os produtores de leite, durante o 6º Leilão Leiteiro de com animais da raça Girolando.
MONTARIAS
A premiação do rodeio em touros também bateu o recorde de anos anteriores, com prêmio de R$ 70 mil ao primeiro colocado, segundo a comissão responsável pela atração.
Repetindo o formato do ano anterior, a empresa de rodeio contratada trouxe animais que participaram de grandes rodeios pelo país, como o touro Bipolar, o melhor ranqueado entre competidores. As montarias tiveram participação do campeão mundial de rodeio, Guilherme Machi, e o atual número um do ranking de rodeios no Brasil, Luciano de Castro.
SHOWS E CARROS ANTIGOS
As atrações musicais da Expopar atraíram grande número de pessoas ao parque de exposições. As apresentações regionais, com duplas sertanejas da cidade, e shows com as cantoras Maiara e Maraísa e Naiara Azevedo tiveram lotação esgotada, segundo organizadores..
Os cantores Christian e Ralf, se apresentaram na quinta-feira (7); Guilherme e Santiago, na sexta e Zezé di Camargo e Luciano, no sábado, também com grande público .
O estúdio da Rádio Cultura FM 106,3 MHz foi um dos locais mais visitados da 54ª Expopar, com a realização de uma mostra de carros antigos. Uma perua Ford, chamada de “perua rural”, modelo 1958; um Fusca ano 1969; um Corcel, ano 1976 e uma perua Chevrolet 1951, totalmente customizada, foram as grandes atrações em frente ao estúdio da emissora.