O Departamento de Transito (Demutran), de Paranaíba, mantém nesta semana a instalação de novos semáforos nos principais cruzamentos da cidade. Até o final da semana serão instalados quatro novos semáforos equipados com temporizador, que permite a motoristas e pedestres saber o tempo restante dos sinais verde e vermelho.
Após instalação de um equipamento, na última semana, nos cruzamentos das avenidas Durval Rodrigues Lopes e coronel Gustavo Rodrigues da Silva, pedestres e motoristas estranharam os tempos dos semáforos: 84 segundos de espera e 20 segundos de fluxo liberado. A polêmica chegou às redes sociais.
Um internauta fez uma postagem em seu perfil em uma rede social, com fotos do momento de espera para que o trânsito fosse liberado, questionando os tempos. “Obrigado pelos 84 segundos de tempo perdido.”, ironizou o internauta.
Em pouco tempo, as respostas ao comentário chegaram a 103. Além dele, outros perfis haviam compartilhado a postagem e surgiram novos comentários, a favor e contra a opinião do autor ou discordando e ressaltando um suposto “hábito de reclamar de tudo". “A colocação desses semáforos vai evitar muitos acidentes, como já aconteceram ali. As pessoas reclamam demais”, postou um dos usuários discordando do autor da reclamação.
A diretora do Demutran, Maria Helena Soares, informou que esse tempo de espera foi utilizado para segurança dos pedestres, e também porque a partir de agora será permitida a conversão à esquerda, no sentido Espelho d'Água, para pessoas que venham do Bairro Santo Antônio. Além dos novos semáforos, o órgão deverá iniciar na próxima semana a construção de rotatórias em diversos locais da cidade. Ela explica que os antigos semáforos serão revitalizados e colocados em cruzamentos que apresentem maior volume de trânsito. O Demutran está também construindo faixa de pedestres elevadas, nas proximidades das principais escolas da cidade. “Estamos trabalhando para garantir um transito seguro para os próximos cinco anos”, assinala Maria Helena.