Funcionando no Cartório Eleitoral de Paranaíba, desde às 08 horas, a Mesa Receptora de Justificativa, referente ao 2º turno das eleições 2016. Poucas pessoas compareceram no ínicio da manha para justificar o voto.
A Mesa receptora está instalada na sede do Cartório, na Rua José Robalinho da Silva, n.º 235, Santa Mônica. Compõem a Mesa Receptora de Justificativa Eleitoral dois servidores da Justiça Eleitoral. O cartório estará recebendo justificativas até às 17 horas.
A medida visa a atender os eleitores que não poderão se deslocar para as cidades onde está sendo realizado o segundo turno das eleições neste domingo. Na Mesa de Justificativa está afixada a relação de municípios brasileiros onde realiza-se o segundo turno nas Eleições 2016.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, quem não votar e não justificar a ausência do voto em até 60 dias após o dia da eleição ficará em débito com a Justiça Eleitoral, o que impede o eleitor de alguns procedimentos.
Sem a justificativa, o eleitor estará impedido de: requerer passaporte ou carteira de identidade; receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal.
Não poderá ainda, solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.