Veículos de Comunicação

Assembléia Estudantil

Com ampla vantagem, alunos decidem por desocupação da UFMS Paranaíba

Documentação será enviada ao Ministério Público Federal, para pedido de reintegração de posse do campus

Assembléia realizada por alunos da UFMS em Paranaíba - Reprodução - JP NEWS
Assembléia realizada por alunos da UFMS em Paranaíba - Reprodução - JP NEWS

Foi realizada na noite dessa quinta-feira (17), no salão da Maçonaria Canaã, no Bairro Santo Antônio, uma assembléia convocada por alunos do movimento “Desocupa UFMS/CPAR JÁ”, que pede a desocupação do prédio da UFMS em Paranaíba e o retorno às aulas o campus.

Com a presença 67 alunos, que compareceram mesmo com as chuvas, 60 votaram em favor da desocupação, 7 foram favoráveis ao movimento de ocupação, 6 se abstiveram e 1 votou em branco.

Mesmo convidados, os líderes e integrantes do movimento “Ocupa UFMS” não estiveram presentes na assembléia. Da mesma forma, esses alunos, teriam ocupado o campus da universidade sem assembléia ou consulta aos demais colegas. 

O movimento que segue instalado no prédio da UFMS e tem como integrantes, em sua maioria, alunos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tiveram que desocupar o prédio daquela instituição no último dia 9, após ordem judicial expedida pelo Juiz de Direito, Dr. Cássio Roberto dos Santos, que acatou o pedido do Ministério Público para reintegração de posse das dependências da UEMS de Paranaíba. 

Para garantir que nenhum professor siga a agenda oficial de aulas, os ocupantes retiraram cadeiras e carteiras das salas, colocando-as amontoadas nos corredores da universidade, além de montarem barricadas nas portas. Em um comunicado em sua rede social, em relação às aulas, um professor informa que as aulas não ocorrerão no campus, enquanto houver ocupação.

A reportagem entrou em contato com a universidade e foi informada de que, até o momento, não há um posicionamento oficial da instituição.

De posse dos números da assembléia, integrantes e assessoria jurídica do movimento “Desocupa UFMS/CPAR JÁ”, encaminharão ao Ministério Público Federal toda a documentação para que um pedido de reintegração de posse das dependências da UFMS seja entregue à Justiça Federal.