Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Acadêmica de matemática retorna do Programa Ciências sem Fronteiras

A aluna ficou por quatro meses nos Estados Unidos como bolsista

A acadêmica do 8ª semestre do curso de Matemática – Licenciatura, Maiane Junqueira Teixeira Neto, retornou ao Câmpus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), após um ano e quatro meses de estudos na Fontbonne University, na cidade de Saint Louis, Missouri – Estados Unidos, como bolsista do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal.

“Honestamente quando tive a felicidade de saber que tinha sido selecionada eu nunca pude imaginar como apenas um ano e quatro meses teriam tanto impacto em minha vida. Se tem uma coisa que aprendi durante essa fase de minha vida foi respeitar. Respeitar as diferentes culturas e opiniões que encontrei pelo caminho”, disse ela.

Assim que chegou à universidade americana, Maiane fez um teste de nivelamento de inglês que definiu quais aulas melhorariam de maneira eficaz o pouco conhecimento do idioma. Detalhe interessante contado pela acadêmica é que o seu nível de inglês era básico, aprendido na escola pública, fato que não a impediu de participar do Ciências sem Fronteiras.

Após quatro meses de estudo, Maiane fez um exame para determinar se estaria apta a iniciar as aulas acadêmicas. Foi aprovada, mas teve que participar de mais algumas aulas de inglês para complementar o horário. Enfim, foram quatro meses de inglês, um ano de matemática e dois meses fazendo curso de verão.

“Sei que isso parece clichê, mas quando tem de conviver com pessoas de diversas nacionalidades ao mesmo tempo, cada uma com sua história particular de vida e costumes diversos, aprender a ouvir sem interromper e falar sem julgar torna-se uma questão de sobrevivência e, como consequência, de amadurecimento. Não existe nada que possa fazer com que eu me esqueça um dia dessa experiência e nunca mais, com certeza, serei a mesma pessoa”, disse.

A Fontbonne University é uma pequena universidade de origem francesa, fundada por freiras, no entanto, o tamanho da universidade não foi empecilho para o bom aproveitamento e chances de estudo.

“É obrigação ter uma bandeira do Brasil na mala, pois a hora que a saudade apertar é bom ter algum tipo de lembrança. Nessa horas a Canção do Exílio faz o maior sentido”, finaliza.