O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), em parceria com o Sebrae/MS, aponta que, neste ano, o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 371,21 milhões, valor 56% maior que em 2022.
A IPF-MS ouviu 1981 pessoas entre os dias 21 e 27 de abril nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito e Corumbá/Ladário e Três Lagoas. No total, 60,27% disseram que vão presentear na data e 55,07% que irão comemorar.
De acordo com a pesquisa, o gasto médio dos casais será de R$ 431,65, referentes aos presentes (R$ 234,17) e às comemorações (R$ 197,48).
"Há um aumento significativo no percentual de pessoas que irão comemorar e presentear no Dia dos Namorados. Quando falamos em gasto médio, o destaque principal fica para os presentes”, afirma a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Resultados
Os entrevistados afirmaram que os critérios para escolher presentes são: qualidade (38,37%), seguida da escolha do parceiro (34,76%) e as vitrines (17,7%). As propagandas (3,85%) seguem praticamente empatadas com as dicas de familiares (3,77%).
Já as principais opções de presentes são: roupas, escolha de 29,31%, perfumes (25,54%) e calçados (14,99%).
A Fecomércio destaca para os comerciantes que, 68,26% dos entrevistados vão pagar à vista, por isso esperam desconto; 30,65% pretendem parcelar as compras e, para 8,54%, o atrativo principal para concretizar a compra será um bom atendimento.
"Algumas dicas para os empresários são: trabalhar a identidade visual do estabelecimento ou das suas redes sociais conforme a temática da data […] oferecer produtos de boa qualidade, porque isso é um fator importante para todo mundo e quando possível conceder descontos para o seu cliente, afinal há uma grande espera por isso", afirma o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
Sobre as comemorações, 48% pretendem fazer uma refeição fora de casa, em um restaurante, bar ou lanchonete e 26% farão a refeição em casa.
Entre os que não vão presentear na data, a maioria, 59,72%, informam que o motivo é não estarem namorando, outros 15,88% não comemoram a data e 8% informam estar sem dinheiro.
Confira a pesquisa completa em MS
*Com informações da Fecomércio