Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Preço da energia elétrica ao consumidor sofre reduções em MS

Alguns consumidores ainda não perceberam a diferença na conta de luz

O preço da energia elétrica em Mato Grosso do Sul sofreu duas reduções significativas este ano. Mas tem consumidor que ainda tem dúvidas sobre como funciona esse desconto. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta terça-feira (14).

A primeira redução foi anunciada em janeiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O índice médio de redução foi de 18%. Em abril, mais uma queda, dessa vez em torno de 9%. Antes de janeiro, o consumidor pagava R$ 0,40088 pelo quilowatt-hora (kWh) de energia. Depois das reduções, o valor caiu para R$ 0,32648. Os dados são do Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul.

Segundo a presidente do conselho, Rosimeire da Costa, algumas contas com data de vencimento em maio ainda não foram impactadas pela última redução. Com relação aos impostos, ela explicou que o percentual pode variar mês a mês.


Na conta de energia, além dos encargos do setor, estão incluídos impostos e taxas como PIS, COFINS, ICMS, custeio de iluminação pública e gastos com distribuição.