Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas tem muitos motivos para comemorar, diz prefeita

Nos 98 anos de Três Lagoas, a prefeita Márcia Moura fala do desenvolvimento da cidade

Márcia Moura, prefeita de Três Lagoas -
Márcia Moura, prefeita de Três Lagoas -

Jornal do Povo – Em razão do aniversário da cidade, Três Lagoas vive um clima de alegria. É isso mesmo?

Márcia – Sim. É um ano de celebração e que temos de comemorar. Sabemos que muitas coisas ainda têm que ser feitas na nossa cidade. Existem grandes desafios, mas estamos prontos para encará-los. Apesar disso, há motivos para celebração. Temos muitas inaugurações e ordens de serviço para autorizar. Temos pacotes de obras que vamos lançar e uma série de projetos que vão favorecer a vida da nossa população.


JP– Percebemos que a população tem orgulho da nossa cidade. Quais são os motivos desse orgulho?
Márcia– Desde a administração da ex-prefeita Simone Tebet, ela falava, e eu continuo falando, que queríamos resgatar o orgulho da população três-lagoense. Três Lagoas sempre teve uma logística privilegiada e já tinha algumas empresas, mas com os incentivos e parcerias com o governo do Estado mais indústrias vieram. Com isso, pudemos oferecer também mais cursos de qualificação, o que é importante porque o progresso é bom, mas gera algumas preocupações.  Apesar disso, quero dizer que temos um planejamento, um plano de governo muito respeitado para que possamos servir mais e melhor a nossa população.


JP– Quais são as razões para Três Lagoas comemorar?
Márcia– Há muitos motivos. Primeiro, pelo agradecimento das pessoas terem me confiado a prefeitura de Três Lagoas por mais quatro anos. Por essa razão, meu compromisso moral é muito maior, pois se estende a 24 horas do dia e sete dias da semana, trabalhando com planejamento para melhorar a cidade e a vida da população que aqui reside. Conseguimos entregar a tempo o projeto de drenagem para sermos contemplados com recursos do PAC II do governo federal. Estou indo a Brasília, na semana que vem, justamente para verificar como está esse projeto, que vai ajudar muito na execução de grandes drenagens. Temos que comemorar porque vamos inaugurar o nosso aeroporto, que praticamente resolverá o problema da logística modal da cidade. Temos motivo para comemorar porque colocamos mais 1.100 crianças nos Centros de Educação Infantil. Temos que comemorar o centro poliesportivo que vamos inaugurar, assim como mais postos de saúde. Temos que comemorar ainda a entrega de 1.224 unidades habitacionais, agora, em agosto. Ainda vamos lançar mais 1.432 casas. Será o maior complexo habitacional de Mato Grosso do Sul. Temos muito ainda a se fazer, mas muito também a comemorar.


JP– Como pensar ainda mais no futuro da cidade, que daqui a dois anos completará 100 anos?
Márcia – Uma cidade que vem nessa projeção de crescimento precisa de planejamento. Tivemos a aprovação do projeto de revisão do Plano Diretor. Isso significa o ordenamento e crescimento da nossa cidade, já prevendo o município daqui a 30, 40 anos. Três Lagoas é um município que dispõe de uma lei ambiental bem organizada e que já tem todo um projeto para a implantação da coleta seletiva de lixo. A cidade vem se organizando para melhorar os serviços oferecidos na área da saúde. Destacamos, nessa área, a construção do Hospital Universitário que ganhamos do nosso governador, da vice-governadora Simone Tebet e do deputado Eduardo Rocha. E, junto desse hospital, estamos lançando a Faculdade de Medicina da UFMS. O curso terá 60 vagas, já com abertura das inscrições no ENEM deste ano, para que,em 2014, as aulas tenham início. Isso é motivo de comemoração.


JP– Quais outros motivos a senhora destaca para essa comemoração?
Márcia – Três Lagoas é uma cidade que não tem criança de rua e possui projetos sociais maravilhosos. Apesar disso, esse crescimento não está isento de preocupação. A administração pública tem que estar atenta e trabalhando para evitar os problemas. Hoje não existem pessoas desempregadas. O desemprego pode ser por opção, uma vez que existem oportunidades em toda a indústria. A cidade proporciona ainda o crescimento individual e profissional para cada cidadão, basta ele querer. Temos muitas pessoas de fora vindo para cá em busca de oportunidades.

JP– A senhora fica muito emocionada quando fala dos avanços que a cidade pode receber. Por quê?
Márcia– Fico realmente muito emocionada, mas com um sentimento de muita responsabilidade. A minha vontade não é a de apenas querer agradar, mas dar dignidade à nossa população. Por exemplo, quando falamos em Plano Diretor, falamos em valorização imobiliária. Quando o assunto é drenagem, estamos pensando no bem-estar e na qualidade de vida da população. São tantas coisas acontecendo que me emocionam. Todos sabem que, em 2010, eu passei por um tratamento contra o câncer, mas hoje estou curada. Estou aqui com muita saúde e é isso que quero proporcionar para a população. Conseguimos trazer para Três Lagoas um grupo seleto para implantar a radioterapia. É uma equipe que vai se unir aos médicos da cidade para oferecer os melhores serviços na área de oncologia.


JP– É uma honra administrar Três Lagoas, mas, ao mesmo tempo, é muita responsabilidade prefeita?
Márcia – Sem dúvida. Três Lagoas é uma filha que adotei com muito carinho. Sou nascida aqui, mas optei por esse lado administrativo. Quero passar essa Prefeitura com muita humildade, deixando um grande trabalho a favor da nossa população.

JP– Os eventos festivos não serão apenas nesse sábado, mas sim no mesmo todo? 
Márcia – É isso que a população merece, um trabalho muito sério, mas sem criar expectativas do que eu não possa fazer. O que lançamos, cumprimos. Isso nos dá credibilidade. Infelizmente, não conseguimos agradar 100% da população, mas quero crer que a grande maioria está vendo e acompanhando a nossa vontade de trabalhar cada vez mais em prol de uma cidade que todos merecem. Temos muitas coisas a comemorar ainda. (Com a colaboração de Renato Borges)