Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três-lagoenses vão participar da Jornada Mundial da Juventude

No total, são 85 jovens, dos quais 40 são missionários e o restante, 45, são peregrinos

-
-

Cerca de 40 jovens pertencentes à Diocese de Três Lagoas vão participar como missionários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 23 a 28 de julho, no Rio De Janeiro. De acordo com André Leal, 30, coordenador diocesano do Ministério Jovem, essa equipe irá desenvolver trabalhos voluntários antes e durante o evento religioso. 

Os sul-mato-grossenses vão chegar ao Rio de Janeiro antes do início da jornada. Entre os dias 20 e 22 de julho, participarão do projeto “Jesus no Litoral”, desenvolvido pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica. Durante esse período, eles vão evangelizar moradores que residem nas proximidades do Quartel General Piscinão Deodoro, onde ficarão alojados. Todos atuarão em algumas praias, monumentos históricos, entre outros locais. Porém, esse trabalho não será realizado exclusivamente pelos jovens de Mato Grosso do Sul, uma vez que eles vão se juntar a outros missionários, no total de três mil voluntários. Segundo Leal, antes de sair a campo levando a palavra de Deus às pessoas, todos receberão um treinamento para conhecer a área onde atuarão. “Os missionários só vão atuar em áreas pacificadas”, explicou Leal. Entretanto, ele diz estar tranquilo em relação à violência carioca, pois, na verdade, a brutalidade está em todo lugar. “Se nós ficarmos pensando no pior, nem sairemos de casa”, pontuou.


Conforme Leal, o Brasil foi evangelizado pelos europeus. Porém, hoje, na visão dele, o país tem pessoas capacitadas para evangelizar. “Sinto-me útil em poder levar a palavra Deus a quem está sedento de paz, amor e esperança. Estou muito otimista e preparado para esse trabalho”, disse.


Já entre os dias 23 e 28, período da JMJ, essa equipe de três mil missionários terá outras responsabilidades. Uma delas é fazer o cordão de isolamento por onde o Papa Francisco irá passar. Essa missão deixou Leal extremamente satisfeito. “Estou muito feliz em poder fazer parte da equipe de segurança do Papa. Vai ser uma grande emoção ver o pontífice tão próximo a mim. Isso é uma benção”, contou. Outro encargo desses voluntários é colaborar com a comissão organizadora durante os Atos Centrais. Entretanto, nos intervalos, conforme Leal, os missionários vão aproveitar o tempo livre para evangelizar os residentes em suas casas, as pessoas nas ruas e até mesmo em pontos turísticos. “O missionário precisa ir até as pessoas, pois, por mais globalizada que seja a informação, ainda existem cidadãos que nunca tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Deus”, disse Leal.


Além desses 40 missionários pertencentes à Diocese de Três Lagoas, outros 45 jovens da mesma Diocese irão até o Rio de Janeiro participar da JMJ como peregrinos.


EXPECTATIVA
De acordo com a página oficial da JMJ, a Igreja Católica trabalha com a expectativa de público de 2,5 milhões de pessoas para a Jornada Mundial da Juventude. De acordo com a organização da jornada, 60% dos inscritos até agora são brasileiros, 20% de países latino-americanos e os demais, 20%, de outros países. Argentina, França e Estados Unidos são as nações que mais estão enviando peregrinos. A inscrição garante acomodação e refeições durante os dias do evento.