Veículos de Comunicação

Três Lagoas

UPA deve entrar em funcionamento dentro de 30 dias

Prédio, construído nas imediações na rua Yamaguti Kankit, na Vila Carioca, apesar de estar equipado e mobiliado, está fechada há mais de dois anos por falta de médicos pediatras.

-
-

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve entrar em funcionamento dentro de 30 dias. O prédio, construído nas imediações na rua Yamaguti Kankit, na Vila Carioca, apesar de estar equipado e mobiliado, está fechada há mais de dois anos por falta de médicos pediatras.

Entretanto, em entrevista ao programa RCN Notícias, primeira edição, da Rádio Cultura FM, a secretária de Saúde Eliane Brilhante e a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Ludimilla do Valle, informaram que a UPA quando entrar em funcionamento, nesta fase inicial não contará com médicos especialistas. Elas explicaram que o município está aguardando o parecer do Ministério da Saúde autorizando o funcionamento do local como Unidade de Pronto Atendimento, ou seja, essa unidade entrará em funcionamento com função atendimento idêntico ao do Pronto Atendimento – o “Postão”, sem a obrigatoriedade de ter em seu quadro médicos especialistas.


Para a UPA funcionar como um “mini-hospital”, atendendo urgência e emergência, o Ministério da Saúde exige que a unidade tenha médicos especialistas, entre eles, oito pediatras. Entretanto, no concurso realizado em abril do ano passado para contratar os profissionais que iriam trabalhar na UPA, apenas três pediatras participaram do exame seletivo. Apesar das providências  da Secretaria de Saúde para  contratar profissionais de outros estados, não houve avanço, uma vez que a falta de médicos pediatras é grande no país.


De acordo com a prefeita Márcia, na semana passada técnicos fizeram a instalação do aparelho de raio X digital e, até o final do mês do mês de julho a administração municipal pretende colocar em funcionamento a unidade para atender a população da cidade. “Será um local de referência da saúde. Um espaço moderno, bem organizado e com um atendimento de qualidade para a nossa população”, destacou a prefeita.


Ainda durante do RCN Notícias, Eliane Brilhante e Ludmila do Valle falaram sobre a contratação de empresa de consultoria para fazer um diagnóstico geral de como estão os serviços na área da saúde no município. “Será uma radiografia da saúde pública no município. A equipe irá percorrer unidade por unidade para saber como está o funcionando de cada uma e o que precisa ser melhorado em todos os setores da saúde”, destacou a secretária.