Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Poluição em córrego preocupa internauta em Campo Grande

Cabaça tem trechos com assoreamento e lixo jogado às margens. Prefeitura diz que mantém projeto para reduzir poluição em córregos.

-
-
Água turva, leito assoreado e lixo. Essa é a situação em alguns trechos do córrego Cabaça, em Campo Grande, que tem causado incômodo e preocupação no internauta Francisco Severo Neto, 26 anos, que registrou o problema e mandou as fotos para o VC no G1 MS.
 
O local, segundo ele, está nessa situação há pelo menos quatro anos. “Faz um bom tempo que está assim. Antes, dava pra ver os peixes”, afirma.
 
Descarte de materiais em algumas avenidas da cidade é o motivo apontado pelo leitor para a causa do problema, já que, na opinião de Severo Neto, o lixo acaba drenado até o Cabaça, que deságua no Lago do Amor, um dos cartões postais da capital sul-mato-grossense para o internauta.
 
“Espero contribuir para que alguma atitude seja tomada pelo poder público”, diz.
 
Nota da redação:  De acordo com a prefeitura de Campo Grande, existe um projeto sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), com o objetivo de reduzir a poluição nos córregos da cidade.
 
Conforme dados do órgão, os índices de qualidade do Cabaça mostram que, na maioria dos pontos analisados, a qualidade da água é considerada boa. Apenas alguns locais apresentaram resultado ruim, o que possivelmente indica um lançamento clandestino de esgoto.
 
A prefeitura afirma que na região existem comércios, como postos de combustível, garagens de ônibus e oficinas, que também podem ser responsáveis pelo lançamento de produtos, como óleos e graxas na água. Quando um caso como esses é flagrado, as empresas são notificadas.