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Três Lagoas

Segunda etapa do mutirão de limpeza custará R$ 843 mil

Ordem de serviço para limpeza de bairros será autorizada amanhã pela prefeita Márcia Moura

Segunda etapa deverá ser realizada em três meses -
Segunda etapa deverá ser realizada em três meses -

O setor Sudoeste de Três Lagoas vai receber um mutirão de limpeza. Está previsto para amanhã a ordem de serviço para a realização de mais uma etapa da Operação Cidade limpa, que consiste nos serviços de manutenção das vias urbanas, limpeza dos terrenos baldios e recolhimento de lixos, entulho, entre outros objetos. A empresa contratada para executar esse trabalho é a Construcampo Engenharia Ltda, que venceu a licitação no valor de R$ 843 mil para realizar os serviços no período de três meses.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Garcia, a região Sudoeste, que compreende da avenida Clodoaldo Garcia até a BR-262, além do bairro Quinta da Lagoa. “Será feita a roçada dos terrenos baldios, o patrolamento e terraplenagem das ruas de terra e a retirada de entulhos. Pedimos à população que participe, colocando para fora sofás velhos, entre outros objetos, além de manter os seus terrenos limpos depois da limpeza, pois nada adianta a Prefeitura fazer todo esse trabalho se o morador não der a sua parcela de contribuição”, comentou.


O mutirão de limpeza, de acordo com o secretário, terá início nessa quinta-feira e terá duração de três meses. O objetivo, segundo ele, é evitar novos focos de dengue, contribuir com a saúde pública e proporcionar a população mais qualidade de vida. “Não queremos que a cidade registre nova epidemia de dengue”, frisou.


Ainda de acordo com o secretário, a limpeza será feita em terrenos públicos e particulares, bem como nas calçadas e vias da cidade. “A área a ser atendida é muito grande. Além do patrolamento e terraplanagem nas ruas de terra, nas ruas pavimentadas, vamos retirar o excesso de terra. Será um serviço geral de melhorias nas vias públicas”, destacou.


OBRIGAÇÕES
Questionado se a obrigação de manter o terreno particular limpo não seria do proprietário, respondeu: “ A obrigação é do proprietário, mas vimos na cidade que isso, infelizmente não acontece. Em alguns casos, chega ao ponto do terreno ficar muito sujo, e o proprietário não conseguir limpar, ou porque fica caro a limpeza, ou porque não acha gente devido a falta de mão de obra. Então, a nossa intenção é limpar todos para evitar novos focos de dengue”, acrescentou.


O secretário, no entanto, disse que as multas e notificações vão continuar, porém, nesse momento, não para a região Sudoeste. “Nós estamos notificando e multando, porém aquele lado da cidade é pobre, carente, onde as pessoas muitas das vezes não têm condições de fazer a limpeza dos seus terrenos, por isso, vamos fazer esse serviço”, justificou.


Questionado se o correto não seria a Prefeitura cobrar a limpeza executado no IPTU do proprietário, disse que é preciso uma lei para isso. “A Prefeitura notifica o proprietário para limpar o seu terreno, porém, muitos não limpam. Então, para atender a maioria das solicitações da população que reclama do mato e que não tem condições de limpar, vamos fazer esse serviço, até porque é um trabalho que dá resultado e contribuiu para a diminuição dos casos de dengue”, salientou Walter Garcia.