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Três Lagoas

Obras do contorno deverão ser retomadas em 30 dias

Trilhos começam a chegar e obras do contorno devem ser retomadas em breve

Trilhos começaram a chegar nesta quarta-feira (17) -
Trilhos começaram a chegar nesta quarta-feira (17) -

Os trilhos para a conclusão da obra do contorno ferroviário de Três Lagoas começaram a chegar ontem no município. A primeira remessa do material, orçado em R$ 4.979.000,00, foi recebida pelo engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Milton Rocha Marinho e pelo engenheiro da Agência Estadual de Empreendimentos, (Agesul), Dirceu Deguiti.

Dentro de 10 dias, todo o material já estará em Três Lagoas. O transporte está sendo feito por carretas. Cada uma carrega 45 trilhos, o que corresponde, segundo Marinho, a 28 toneladas. “É um material pesado e o transporte tem que obedecer ao limite de carga estabelecido nas rodovias. São, cerca de 50 cargas que vamos receber”, salientou.


 Os trilhos, procedentes da Turquia, eram o que faltava para a retomada da obra, parada desde abril do ano passado por falta desse material. De acordo com Deguti, um novo cronograma da obra está em fase de definição por parte do setor de projetos da Agesul. Após isso, segundo ele, é que será possível dizer quando, de fato, a obra será retomada e o prazo para a conclusão. 
 
Entretanto, acredita que antes de 30 dias os serviços sejam retomados. “Essa obra é de estrema importância, sem contar que o governador André Puccinelli e a vice-governadora Simone Tebet prometeram revitalizar toda essa área do centro depois da conclusão do contorno. Além do que, hoje encontramos dificuldades em razão das manobras dos trens”, comentou.


Os demais materiais, fixações, parafusos, talas também foram adquiridos e já estão em Três Lagoas. Esses materiais foram orçados em R$ 3.651.390,0. Apesar de quase todo material já estar em Três Lagoas, às obras só serão retomadas, após assinatura de um aditivo, já que muitos serviços terão que ser refeitos, como exemplo, no novo pátio de manobras , assim como no aterro, onde um grande volume de terra foi retirado.

A empresa terá que recontratar ainda funcionários, já que foram dispensados em razão da paralisação das obras. A construção do contorno ferroviário começou em 2010, e a previsão inicial era que ficasse pronta em novembro de 2011. Depois, o prazo foi prorrogado para abril do ano passado, o que não aconteceu devido à falta de trilhos para concluir a obra.