Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de três mil prestigiaram Festival de Inverno

Evento contou com apresentações de artistas internacionais como a violinista espanhola Isabel Jiménez

-
-

Mais de três mil pessoas prestigiaram a 3ª edição do Festival de Inverno de Música Erudita com o tema “A Música Erudita invade Três Lagoas”, realizado de 13 a 18 de julho, no anfiteatro do Colégio Dom Bosco. Foram seis noites de atrações, nacionais e internacionais, com uma média de 500 pessoas por show musical. Entre os artistas internacionais, destaque para a violinista espanhola Isabel Jiménez, a pianista americana Beatriz Ritzenthaler, e o alemão Luís Fernando Borten (Viola de Arco). Na área nacional os destaques foram o Trio de Madeiras – Oboé, Clarinete e Fagote de São Paulo e Orquestras Sinfônica Municipal de Campo Grande.

Na avaliação da assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, esta edição do festival foi excelente, superou, totalmente, a expectativa da equipe organizadora. “Percebi, no decorrer destas edições, que o público três-lagoense aprendeu a apreciar música erudita. Eles tiverem um comportamento impecável durantes as apresentações. A plateia dita o sucesso do evento”, pontuou Vickie.


Além das apresentações no anfiteatro do Colégio Dom Bosco, o Departamento de Cultura decidiu aproximar os artistas da população. Assim, levou as atrações do 3º Festival de Inverno até a comunidade promovendo apresentações em estabelecimentos comerciais, instituições e praças públicas da cidade. Na última quarta-feira, por exemplo, a Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Orquestra Indígena Paraguaçu de Paranhos se apresentaram no Fórum de Três Lagoas.


Para Vickie, outro detalhe positivo do evento foi à participação de representantes de prefeituras de cidades sul-mato-grossenses como Brasilândia, Corumbá, Paranhos, entre outras, para conhecer o festival de Três Lagoas e, posteriormente, incentivar ações parecidas em seus municípios de origem. “Achei essa atitude maravilhosa. Gosto de ver a expansão de atividades culturais no Estado”, frisou.


OFICINAS
Cerca de 300 alunos – dentre os níveis iniciantes, intermediários e avançados – participaram, durante a 3ª edição do Festival de Inverno, de mais de 30 oficinais de instrumentos e prática musical. “A dedicação e o interesse dos cursistas foi o auge dos cursos”, disse Vickie.