Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas recebe a 6º Etapa do Estadual de Tiro

A competição reúne atiradores do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul

Cinquenta atiradores devem participar do torneio -
Cinquenta atiradores devem participar do torneio -

Neste fim de semana Três Lagoas recebe a 6ª Etapa do Campeonato Estadual de Tiro. O torneio será realizado no Clube de Tiros Três Lagoas, entre hoje e amanhã. 

Segundo o presidente do Clube de Tiros Três Lagoas, Alessandro Alves Dias a expectativa é que 50 atiradores dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul participem do torneio. Apenas de Três Lagoas, explicou, são 17 atiradores. O evento é realizado pelo Clube de Tiro Três Lagoas, em parceria com a Federação Sul-Mato-Grossense de Tiro Prático.


Entre os participantes, um dos destaques é a competidora Marcela Garcia, que participa da categoria Ladies Open, “que é uma forte categoria”, completa Dias. Marcela está há pouco mais de um ano competindo e já é destaque: ela é atual campeã estadual da categoria.


O EVENTO
O evento é aberto ao público para visitação e amigos dos praticantes. Porém, todos devem se submeter às novas de segurança. Entre elas a que determina que todos os praticantes só usem a arma no coldre e sempre sem munição. O clube de Tiro Três Lagoas tem 20 anos de existência e todos os anos realiza, pelo menos, três competições estaduais, além dos torneios internos.


PROGRAMAÇÃO
O torneio inicia-se hoje às 11h com a participação dos atletas da cidade. No domingo o torneio começa as 06h30, com café da manhã, já as 07h30 têm inicio as competições, serão no mínimo 157 disparos em 9 pistas. O Clube de Tiro Três Lagoas fica na BR-262 Km 30,08.


TIRO PRÁTICO
Dias explicou que o tiro prático é uma modalidade em que se usa pista de tiro, onde tenta simular alguma situação real, com obstáculos. “O atirador tem que precisão, rapidez e agilidade” diz Alessandro. A sigla ISPC (INTERNATIONAL PRACTICAL SHOOTING CONFEDERATION) que do inglês quer dizer ‘Prática Internacional do Tiro em Curso’, ou seja, o atirador não pode ficar parado ele tem que fazer deslocamentos”, lembrou.
No Brasil, o Tiro Prático é, por força de lei, dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Tiro Prático, sucessora da Associação Brasileira de Tiro Prático fundada em 1989 pela, Federação Gaúcha de Tiro Prático, Federação Paranaense de Tiro Pratico e Federação Paulista de Tiro Prático.
 
Como se tornar um competidor:
Conforme o presidente do Clube, para se tornar um praticante do esporte, o primeiro passo é procurar o Clube de Tiro Três Lagoas, depois conhecer o tipo de arma e fazer uma experiência e, caso decida, praticar a modalidade tem que dar entrada na documentação que é expedida pelo Exército Brasileiro. Os aprovados recebem uma documentação chamada Guia de Tráfego Especial para CAC – Colecionador, atirador e caçador. Com esse documento, a arma pode ser transportada dentro e fora do país. “O  Exército está sempre presente conferindo o estande e conferindo as armas como numeração, por exemplo. Ninguém mesmo convidado pode ingressar sem a guia de tráfego”.


Para conseguir a documentação e se tornar um competidor, o Exército exige muitos documentos em todas as esferas. Além disso, são feitos exames psicotécnicos e de aptidão de uso de arma. De acordo com o presidente, com essas exigências exclui-se praticamente toda a possibilidade de usar a arma para outros fins. Outro detalhe, esclarece Alessandro, “a arma do esporte não pode ser usada para defesa. Ela é de uso exclusivo do esporte”.