Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Saúde de Três Lagoas lembra Semana Mundial de Amamentação

Campanha de educação, de incentivo e apoio ao aleitamento materno é realizada nas Unidades de Atenção Básica de Saúde, Clínica da Mulher e Clínica da Criança

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, desde a última quinta-feira (1º) até a próxima quarta-feira (7), participa da Semana Mundial da Amamentação, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e incentivada todos os anos por ações do Ministério da Saúde em todos os municípios brasileiros.

Neste ano, a Semana Mundial da Amamentação tem como tema o “Apoio à Mulher na Amamentação”, com o slogan “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”.


Em Três Lagoas, as ações da Semana da Amamentação são intensificadas nas Unidades de Atenção Básica, na Clínica da Mulher e na Clínica da Criança.


“O incentivo e apoio às mães que amamentam, assim como ações de educação sobre a importância do aleitamento materno, principalmente, nos primeiros seis meses de vida da criança, são feitas continuamente nas nossas Unidades Básicas de Saúde (Postos dos Bairros), na Clínica da Mulher e também na Clínica da Criança”, observou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.


“Esse trabalho vem sendo feito intensamente pelos nossos Agentes Comunitários de Saúde e pelas nossas equipes de coordenação das Unidades de Saúde”, completou Eliane Brilhante.


“A Campanha Mundial da Amamentação é oportuna para reforçarmos mais uma vez a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe que amamenta e para o saudável desenvolvimento da criança”, comentou a diretora de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde, Ludmila do Valle Silva.

TEMA E SLOGAN
O tema da Campanha deste ano, “Apoio à Mulher na Amamentação”, com o slogan “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, coincide “com o trabalho que realizamos há anos em Três Lagoas, sobre a importância do aleitamento materno para a saúde de mulheres e crianças, destacando as inúmeras vantagens do leite, como alimento exclusivo para crianças até o sexto mês de vida e complementado com outros alimentos saudáveis, até os dois anos de idade ou mais”, destacou Ludmila.


O hábito saudável de amamentar também “reduz os índices de  mortalidade infantil e previne doenças crônicas não transmissíveis durante a fase adulta, como a obesidade, diabetes, entre outras”, orientou a diretora de Saúde Coletiva.


Em todas as Nossas Unidades de Saúde, as mães são orientadas sobre a importância do leite materno, porque “amamentar também ajuda a reforçar os primeiros laços afetivos entre mãe e filho, transmitindo confiança e carinho. Essa troca auxilia no desenvolvimento da inteligência do bebê e ajuda também a fortalecer a musculatura da face da boca da criança, prevenindo futuros problemas na fala e na oclusão dos dentes’, explicou.


Para as mães que amamentam, também há diversos benefícios, como a diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer de mama e o auxilio na recuperação do peso normal no pós-parto. (Com informações da Assessoria de Comunicaçãod a Prefeitura)