Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Equipe três-lagoense de natação é vice-campeã no Jems

A equipe três-lagoense de natação conquistou a segunda posição na classificação geral dos Jogos Escolares Individuais de Mato Grosso do Sul (Jems). A disputa aconteceu no último sábado, em Campo Grande, depois de ser adiada por conta do frio que atingiu o Estado na semana retrasada. 

De acordo com o técnico da equipe Sejuvel/Três Lagoas, Sidionetti Camargo Corniani, a prova estava prevista para acontecer no fim de semana retrasado, em Dourados. A equipe chegou a viajar para o município. Entretanto, as disputas tiveram que ser adiadas já que, mesmo com aquecedor, a piscina não atingiu a temperatura mínima exigida pela federação, 25º C. “Estava muito frio, 3ºC, e a [temperatura]da água não passou dos 21º C. Por isso, a federação optou por adiar a prova durante o congresso técnico realizado sempre antes do início das disputas”, destacou. A nova prova aconteceu no sábado passado, dia 3, na piscina da escola Dom Bosco, em Campo Grande.


O cancelamento da prova desanimou algumas equipes, como foi o caso de Corumbá, que não participou da prova depois de remarcada. Mas não foi suficiente para “esfriar” os jovens atletas da cidade.


De acordo com o técnico, Três Lagoas foi representada na etapa por quatro atletas da cidade, sendo três jovens no masculino e uma adolescente no feminino.  Até então, a equipe seria representada por quatro garotos, mas um ficou doente antes da competição, amidalite. No entanto, todos voltaram para casa com medalhas na bagagem.


A jovem atleta da escola Sesi, Maria Luiza Santos, conquistou a terceira colocação nos 100 metros livre. Pela equipe masculina, Paulo Otávio Hernandes, conquistou o título de campeão nos 50 metros e nos 100 metros de nado borboleta e a segunda posição nos 50 metros de nado livre.


Eduardo Pizzo D’Ávila também conquistou a primeira colocação nos 100 metros medley, enquanto que Hector França, foi o vice-campeão dos 100 metros costa e também o terceiro colocado nos 200 metros livre.


Para o técnico, o resultado ficou dentro do esperado. “Essa equipe vinha treinando forte, então sabíamos que ficaríamos entre os primeiros. Só não brigamos de igual com Campo Grande pelo título de campeão por conta do número de atletas. Eles estavam com uma equipe completa, com oito nadadores”, explicou. Segundo Sidionetti, apenas nas provas de revezamento, em que o município não pode participar por não estar com número suficiente de nadadores, foram 60 pontos perdidos. Mesmo assim, a equipe pôde participar de nove, das 15 provas disputadas na etapa do Jems. Ao todo, a etapa contou com  a participação de aproximadamente 100 nadadores com idade entre 12 e 14 anos.


NACIONAL
Agora, a equipe aguarda convocação para disputar os Jogos Escolares da Juventude – etapa nacional – que deverão acontecer em setembro desse  ano, em Natal (RN). No mesmo mês, a equipe da Sejuvel/Funlec participará para a etapa do Jojum, que acontece em Amambai entre os dias 20 e 22 de setembro. Nessa etapa, participarão nadadores com idade entre 15 e 17 anos.


Aguarda convocação para disputar os jogos escolares brasileiros, que acontece em Natal. Entre setembro ou outubro. “Duas fases, Jems de 12 a 14 anos. Agora em Amambai, 20 e 22 de setembro para adolescente 15 a 17 anos, o Jojum.


No entanto, o treinador antecipou que, antes disso, no dia 24 desse mês, a equipe participará da terceira etapa do Circuito Fedams, promovido pela Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul. A cidade será representada por uma média de 17 a 18 atletas, muitos deles já entre os líderes do ranking estadual e nacional.