Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Saúde da população de Três Lagoas será avaliada pelo IBGE

Fiscal do Imasul afirma que mau cheiro não é provocado pelas fábricas de celulose

-
-

Três Lagoas está entre as 45 cidades de Mato Grosso do Sul em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará um estudo inédito para avaliar a saúde da população. A pesquisa terá início hoje e vai até 30 de outubro. Em todo o Brasil, serão 1,6 mil municípios que irão participar da pesquisa quepretende mostrar a realidade da saúde e do estilo de vida da população.

Segundo a funcionária do IBGE de Três Lagoas, Simone Santana, os dados da quantidade de domicílios a serem visitados no município ainda seriam repassados para o órgão. Entretanto, adiantou que o trabalho será desenvolvido por apenas duas funcionárias do IBGE de Três Lagoas, as quais também vão fazer o mesmo serviço em outras cidades do Bolsão.


Em todo o Estado, a pesquisa será realizada em 2.506 domicílios. As cidades que vão participar da pesquisa são: Alcinópolis, Amambaí, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Juti, Ladário, Maracajú, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu e Três Lagoas.


De acordo com o IBGE, a pesquisa será realizada em duas etapas. Nessa primeira os entrevistados responderão a questionários. Na segunda, fará exames laboratoriais.  O levantamento tem como objetivo mostrar dados sobre acesso e uso dos serviçosde saúde, ações preventivas, continuidade dos cuidados e financiamento da assistência de saúde.As informações coletas servirão de base para a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS).