Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto quer inserção jovens no mercado de trabalho

Programa ?Meu primeiro emprego? visa atender jovens de 15 a 24 anos do município

Em entrevista ao RCN Notícias, da rádio Cultura FM 106,3, a vereadora Jane Paula da Silva Colombo explicou o projeto -
Em entrevista ao RCN Notícias, da rádio Cultura FM 106,3, a vereadora Jane Paula da Silva Colombo explicou o projeto -

Tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Paranaíba um projeto cujo objetivo é inserir jovens no mercado de trabalho. De autoria da vereadora Jane Paula da Silva Colombo (PDT), a iniciativa quer criar um sistema municipal integrado para que os jovens tenham a oportunidade do primeiro emprego.

Uma comissão foi formada para a votação do projeto “Meu primeiro emprego”. Ele deve ser colocado em pauta nas duas próximas sessões do Legislativo e, caso seja aprovado, segue para o Poder Executivo.


Em entrevista ao RCN Notícias, da rádio Cultura FM 106,3, a vereadora Jane ressaltou ser esse o seu primeiro projeto individual enviado ao Poder Executivo. A iniciativa quer proporcionar um programa em que jovens de 15 a 24 anos sejam inseridos no mercado de trabalho. Segundo ela existem muitos jovens nessa faixa etária em Paranaíba, de ambos os sextos, que precisam trabalhar, mas que a lei municipal não autoriza.


Jane explicou que a Constituição Federal autoriza que os municípios insiram os jovens no mercado de trabalho, desde que exista uma lei para atender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O projeto é para que o Poder Executivo tenha um contato com as pequenas, médias e grandes empresas, com as cooperativas de trabalho, entre outros, para firmar parcerias para que o jovem seja colocado no mercado”.
Conforme exemplificou a parlamentar, a Prefeitura pode conceder incentivos às empresas para que ela abra as portas para que o cidadão tenha o seu primeiro emprego, como “jovem aprendiz”.


Para participar do programa o jovem precisa estar matriculado em uma escola ou que ele participe de algum projeto socioeducativo. Ela lembrou que Paranaíba tem indústrias, o que há algum tempo não existia, pois o predomínio era a pecuária, o que dificultava a inserção do jovem no mercado. “Hoje a chegada de empresas no município facilita que o cidadão tenha o seu primeiro emprego”.


A vereadora ressaltou que o programa poderá atender muitas famílias de baixa-renda, principalmente àquelas com um grande número de pessoas em casa; aos que têm até quatro jovens nessa idade, que precisam trabalhar porque somente a renda dos pais não é suficiente para o sustento. Jane acredita ainda que muitos jovens têm vontade de obter seu ganho próprio e obter conquistas de seus esforços.


Caso seja aprovado na Câmara e pela Prefeitura, o Poder Executivo fica autorizado a fazer o cadastro dos jovens, acompanhá-los e inseri-los no mercado de trabalho.