Na quinta reportagem da série especial sobre os 108 anos de Três Lagoas, hoje a gente conta a história da família Yamaguti, uma das primeiras famílias japonesas a chegarem no município.
As primeiras famílias de japoneses chegaram ao patrimônio de Santo Antônio das Alagoas, ainda de propriedades de Antônio Trajano dos Santos, ligado à Santana de Paranaíba, em 1910, no início da construção das linhas férreas na região.
A chegada dos japoneses na região de Três Lagoas aconteceu dois anos após o desembarque da primeira leva de imigrantes nipônicos, do navio Kasato Maru, em 18 de junho de 1908, em Santos (SP).
Entre as primeiras famílias destacaram-se os Yamaguti, provavelmente os primeiros a adquirirem terras em Três Lagoas. Kadu Yochi yamaguti, de 92 anos, é filho de Kankit Yamaguti, um dos primeiros imigrantes japoneses a chegarem em Três Lagoas. Casado com Luzia Kasue Yamaguti, tiveram seis filhos, 12 netos e vai ter o primeiro bisneto neste mês.
O pai de Kadu tinha um alambique e na década de 30, Três Lagoas era referência na fabricação caseira de pinga e foram anos nessa fabricação.
Veja reportagem especial sobre a família Yamaguti