A população deve ficar atenta e ler com atenção aquilo que chega pelos correios. A Polícia Federal emitiu um alerta para a aplicação do “Golpe do Pecúlio” em Três Lagoas.
Conforme o delegado Junior Taglialenha, uma quadrilha de Fortaleza (CE) está encaminhando para os moradores da Cidade correspondências em nome da empresa de previdência privada fantasma, denominada “Anseprevi-Agio Nacional de Seguros da Previdência Privada”.
O caso chegou ao conhecimento da PF depois que dois moradores, desconfiados com o conteúdo da correspondência, recorreram à polícia para saber quais as providências a serem tomadas. “Sabemos apenas destes dois casos, em que as pessoas não acreditaram e nos procuraram. Mas não há dúvidas de que o número de correspondências deve ser maior. Em alguns casos, as pessoas até caíram e, por vergonha, não quiseram divulgar. Geralmente, essas quadrilhas tentam atingir o maior número de pessoas possível”, explicou.
No documento, os golpistas informam que o beneficiário teria o direito de receber um valor superior aos R$ 55 mil a título de pecúlio. O valor, segundo os golpistas já está liberado, mas só pode ser repassado ao “beneficiário” mediante depósito de determinada quantia.
O documento, embora confeccionado de maneira grosseira, chama a atenção pela quantidade de informações sobre as vítimas em potencial. Em um dos documentos apresentados pela PF, a empresa forneceu dados como nome completo do morador – uma mulher de 82 anos -, CPF, data de nascimento, endereço e telefones (comercial e residencial). No endereço havia apenas uma falha: no bairro, consta Vila Lagoas, inexistente no Município.
O delegado informou que não há como saber como os dados foram coletados pelos criminosos, mas aponta duas possibilidades: a de um membro da quadrilha trabalhando em Três Lagoas e a da compra clandestina dessas informações. Em outro caso, a “quase” vítima foi um professor universitário.
“É importante que a população desconfie sempre quando receber qualquer tipo de correspondência, e-mail ou telefonema oferecendo qualquer tipo de benefício de forma fácil. Não existe dinheiro fácil. É uma isca para que os estelionatários possam obter vantagem ilícita”.
A Polícia Federal reforçou junto à população que não encaminha e-mail e que eventuais e-mails no nome da instituição são vírus.
GOLPE ANTIGO
O golpe do pecúlio não é novo no Brasil. Em 2002, também em Fortaleza um grupo foi preso por aplicar o mesmo golpe, que tem preferência por idosos. Alertas em Mato Grosso também foram emitidos contra o mesmo golpe, mas em nome de outra empresa. No Distrito Federal, uma quadrilha também foi presa pelo mesmo crime.