Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Equipe de Imunização percorrerá indústrias

A estimativa é de percorrer duas indústrias por dia até o término da etapa da campanha

Ontem, 40 trabalhadores tomaram vacina contra H1N1 -
Ontem, 40 trabalhadores tomaram vacina contra H1N1 -

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde irá percorrer o Distrito Industrial para imunizar os trabalhadores das indústrias contra a gripe A (H1N1). Conforme a coordenadora do departamento, Miriam Girata, a vacinação itinerante teve início ontem (7), na unidade da Comask e vacinou cerca de 40 trabalhadores adultos jovens, entre 20 e 29 anos.

O projeto de promover a vacinação dentro das indústrias vinha sendo discutido há um mês. Na época, a Saúde entrou em contato com os diretores das indústrias e montou um cronograma baseado nas que demonstraram interesse. “A nossa previsão é de que 80% das fábricas sejam visitadas pelos agentes de imunização. As empresas têm interesse em ter os seus funcionários imunizados, boa parte aderiu à iniciativa”.

Nesta quinta-feira (8), o Setor de Imunização deverá passar o dia na unidade da Fibria. A estimativa é de percorrer duas indústrias por dia até o término da etapa da campanha (23 de abril). “Por conta da quantidade de funcionários, o dia de hoje será destinado apenas aos trabalhadores da Fibria. Mas a nossa meta é percorrer duas fábricas/dia”, destacou.

A Saúde ainda não tem uma estimativa de quantos trabalhadores serão imunizados.

EM BAIXA

Enquanto isto, a procura pela vacina nos Postos de Saúde permanece em baixa. Miriam explicou que, depois de anunciada a prorrogação da primeira etapa da vacina, o movimento nas unidades de saúde diminuiu. “Por enquanto, não há como falar em números já que estamos trabalhando com duas etapas ao mesmo tempo. Mas nós pudemos perceber a baixa na demanda pela quantidade de doses utilizadas ao dia”.

Diariamente, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) aplica 100 vacinas em média, sendo 50 em cada período. O número é semelhante ao começo da campanha, quando havia apenas uma etapa em andamento.

“Esperamos que todas as pessoas que se enquadrem no público alvo procurem os postos de saúde o mais rápido possível. É importante frisar que, depois do término da etapa, quem não foi imunizado não terá mais direito à dose”, alertou.

Mais informações em nossa edição impressa