Aproximadamente 40 micros e pequenos empresários se reuniram na noite de quinta-feira (8) discutir meios de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado.
O encontro – uma realização da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Sebrae – aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACE), e contou com a participação da consultora de Campo Grande, Ana Carla Castello, que ministrou a palestra “Oportunidade e Inovação: O valor da sua empresa no Mercado”.
De forma bastante interativa, a palestrante abordou temas como, meios de visualizar as oportunidades que surgem, atendimento e prestação de serviços, soluções para problemas, entre outros temas.
De acordo com Manoel Domingues Moreira, Líder de Projeto, a palestra teve como objetivo despertar no empresário três-lagoense a necessidade de se ater às chances de expansão do seu negócio. “O empresário precisa ficar atento ao que o cliente necessita. Muitas vezes, é das necessidades dos clientes que nascem grandes projetos de crescimento”, disse.
Para Moreira, os investimentos em atualização, qualificação e modernização dentro do micro ou pequeno empreendimento são essenciais para aqueles que querem se manter no mercado e buscar o crescimento. “O empresário precisa estar preparado para a velocidade do mercado. Hoje, o concorrente não é mais aquela loja situada no outro quarteirão. Às vezes, o concorrente está em outra cidade, em outro estado ou até mesmo em outro País”, explicou, referindo-se ao crescimento nas compras pela internet.
A palestra, que faz parte do projeto Encontro da Indústria, também trabalha na mudança de perfil dos clientes. “Quando estamos em pequenos centros, o cliente, muitas vezes, é fiel por falta de possibilidades. A partir do momento que ele começa a ter novas possibilidades, o empreendedor precisa buscar um diferencial para reconquistar esta fidelidade. Além disto, a Cidade está recebendo empresários com técnicas e equipamentos mais modernos, em muitos casos. O nosso trabalho é mostrar que três-lagoense precisa se adequar para não perder espaço”.
Mais informações em nossa edição impressa