Veículos de Comunicação

Esportes

Santo André acaba com bom momento do Prudente e dá grande passo para final

No próximo domingo, no Bruno José Daniel, o Ramalhão pode perder por até um gol de diferença

O Grêmio Prudente dominou o primeiro tempo. O Santo André, o segundo. Mas a equipe do ABC foi mais eficiente quando teve o controle da partida e venceu por 2 a 1, de virada, o primeira duelo da semifinal do Campeonato Paulista, neste domingo, no estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Prudente.

Agora, para assegurar um lugar na decisão do Estadual, ao lado de Santos ou São Paulo (o time da Vila Belmiro venceu no Morumbi por 3 a 2), o Ramalhão pode até mesmo perder por um gol de diferença. A vaga só fica com o time do interior se ele ganhar por dois ou mais gols. Situação complicada para a Abelha.

O tropeço marcou a primeira derrota da história do Grêmio Prudente. Desde que é oficialmente chamado assim, o ex-Barueri estava com oito vitórias e um empate. Do outro lado, o Ramalhão se recuperou de uma sequência de três partidas sem vencer na competição.

A partida de volta entre as duas equipes será no próximo domingo, às 18h30m, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

Reserva salvador 

Paulo César, um dos jogadores mais experientes do Grêmio Prudente, foi vetado da partida por conta de uma lesão muscular. Com a sua ausência, uma mudança no esquema: do 4-4-2 para o 3-5-2. O zagueiro Diego entrou para formar o trio de zaga ao lado de Paulão e Leonardo, e João Victor foi improvisado como ala direito.

E foi Diego, predestinado, a estrela do primeiro tempo. Foi dele o gol marcado aos 41 minutos, depois de cobrança de falta de Marcos Assunção para área e desvio de Tadeu. A cabeçada do zagueiro para o fundo do gol apenas confirmou o que jogo já dizia: o time de Presidente Prudente estava melhor em campo e merecia a vantagem.

Lá no começo da partida, quem tomou a iniciativa e atacou primeiro foi o Santo André. Aos três minutos, Carlinhos cruzou e Rodriguinho mandou por cima do gol. O Grêmio Prudente respondeu aos sete em contra-ataque de Tadeu e depois aos 11, quando João Victor cruzou da direita para Flavinho perder chance incrível.

Flavinho estava desligado. Perdeu outra oportunidade aos 15, após cruzamento de Marcelo Oliveira, que com o cartão amarelo levado no jogo está fora da segunda partida, no ABC paulista. Passado o susto, o Santo André tentou duas vezes com Bruno César. Na melhor delas, aos 20, ele viu Márcio adiantado, mas o goleiro salvou.

Aos 23, porém, começou mais uma pressão do Prudente. Marcelo Oliveira disparou em contra-ataque pela esquerda e bateu cruzado. A bola saiu pela linha de fundo. Aos 27, Marcos Assunção bateu falta colocada, mas Julio Cesar defendeu. Cinco minutos depois, Flavinho errou outra. Tentou driblar em vez de chutar e perdeu a bola.

Foi então que apareceu a cabeça de Diego para coroar o bom primeiro tempo da equipe do interior. Esse foi o segundo gol dele com a camisa do Grêmio.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. Mas a postura do Santo André foi outra. Em desvantagem, a equipe do ABC paulista foi para cima. E logo de cara conseguiu o gol de empate. Aos quatro minutos, Branquinho aproveitou desvio de Rodriguinho na grande área e bateu colocado na saída de Márcio.

Embalado pela igualdade, o Ramalhão quase virou o jogo aos oito minutos. Bruno César entrou driblando na área e chutou forte. Márcio fez boa defesa. Sobrando em campo no segundo tempo, o Santo André carimbou o travessão do Grêmio Prudente aos 11 minutos, com um chute de fora da área de Carlinhos.

Um minuto depois, a virada. Carlinhos bateu falta de longe, Márcio espalmou e a bola sobrou para Rodriguinho desviar para as redes: 2 a 1. Foi o 14º gol do atacante no Paulistão. Para tentar uma reação, o técnico Toninho Cecílio mudou o Grêmio Prudente. Sacou o zagueiro Diego, autor do gol, e mandou a campo o meia Robson.

O Grêmio Prudente demorou a assimilar o golpe da virada. Começou a melhor em campo apenas depois dos 20 minutos, mas ficou refém das jogadas de bola parada com Marcos Assunção. Aos 25, Toninho fez mais duas alterações para tentar mudar a partida. Colocou Carlos Eduardo e Araújo nos lugares de Wesley e Tadeu.

Mas o time continuou refém de Marcos Assunção. Voltou a ter uma chance apenas aos 38, em cobrança de falta do volante. Julio Cesar defendeu tranquilamente. O Grêmio ainda teve uma excelente chance de empatar aos 47 minutos, em cabeçada de Araújo, mas a zaga do Ramalhão salvou.