Secretarias municipais, escolas e professores que tiverem interesse em participar da 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, podem fazer a adesão e a inscrição até 14 de maio. Todo o material poderá ser obtido pela comunidade virtual www.cenpec.org.br.
O Ministério da Educação (MEC), a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária lançaram oficialmente a Olimpíada no dia 2 de março, no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelos endereços eletrônicos: www.mec.gov.br ou www.cenpec.org.br.
A Olimpíada enviará um jogo QP Brasil somente para as escolas públicas que atendem o ensino médio e a todas, desde o 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, uma coleção que traz: 01 cronograma de atividades; 04 pastas, uma para cada gênero escolar – poema, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião; 01 caderno do professor: orientação para produção de texto; 10 coletâneas de textos e 01 CD – ROM.
Uma das novidades da segunda edição da olimpíada é a participação de estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e no 1º do ensino médio de escolas públicas. Eles concorrerão com textos do gênero crônica. As demais categorias permanecem como em 2008 — 5º e 6º anos (quarta e quinta séries) participarão com textos do gênero poema; 7º e 8º anos (sexta e sétima séries), gênero memórias literárias. No ensino médio, os alunos do 2º e do 3º anos devem concorrer com artigos de opinião. O tema para todas as categorias é “O lugar onde vivo”.
Aluno e professor serão premiados. Os 500 escolhidos na fase estadual receberão medalhas e livros; os 152 finalistas, medalhas e aparelhos de som. Os 20 vencedores da etapa nacional ganharão medalhas, microcomputadores e impressoras.
Origem
O concurso teve origem no programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social entre 2002 e 2006. Atualmente, é realizado em parceria do Ministério da Educação com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A primeira edição, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos.
O modelo da olimpíada é bianual. Nos anos ímpares, há formação de professores e, nos pares, o concurso. Durante o ano de premiação, os professores recebem material de apoio para a realização de oficinas com os alunos em sala de aula.
Outras informações com a Coordenadora Estadual da Olimpíada, Professora Célia Maria Vieira Ávalos ou com a Técnica-Pedagógica, Professora Marina Silveira Saldanha, pelo telefone 3318-2372 (SED). Contato com a equipe da Olimpíada: 0800 771 9310