O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), leva o artesanato sul-mato-grossense à IV Finnar – Feira Internacional de Negócios do Artesanato, em Brasília. O evento acontece de 16 a 25 de abril de 2010, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A feira funcionará nos dias úteis das 15 às 22h e em sábados, domingos e feriados, das 11h às 22h.
Com o tema “Brasília. Capital de Todos os Povos”, a 4ª Finnar pretende tornar-se um palco das diferentes manifestações artísticas que representam nosso país e o mundo, por meio do artesanato, moda e gastronomia. A Capital Federal estará em festa e o público brasiliense mais uma vez aguarda as novidades desse evento já consagrado.
O objetivo da 4ª edição da Finnar é uma homenagem aos 50 anos de vida da Capital Federal. Esta edição pretende demonstrar o valor de sua existência e produção enquanto patrimônio cultural dos nossos povos, tendo como intuito apresentar a diversidade de um Brasil plural, composto das mais diversas culturas, locais e estrangeiras. Por considerar a Finnar/2010 uma iniciativa relevante para a divulgação, capacitação e comercialização do artesanato brasileiro é que a FCMS insere o artesanato de Mato Grosso do Sul no evento. A instituição cultural vai disponibilizar o transporte das peças até o local para as associações de artesãos como a Associação de Artesãos de Mato Grosso do Sul (Artems), a Federação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Fenarte), o Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart) e a União dos Artesãos (Uneart).
“Um dos propósitos da FCMS no que se refere ao artesanato que é produzido no Estado, é sua divulgação e comercialização no âmbito nacional e internacional, já que nossos produtos já atingiram um nível de excelência que nos permite obter sucesso em nossas ações”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.
O Estado já foi representado e teve a sua participação em mais de 15 feiras nacionais de artesanato na atual gestão. Entre elas, destacam-se, Salão Nacional de Turismo em São Paulo, Abav, no Rio de Janeiro, Mãos de Minas, em Minas Gerais e Salão Internacional de Artesanato, em Brasília, com 2000 artesãos de todas as regiões do Estado.
Artesanato sul-mato-grossense
Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Governo de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.
Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria- prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.
Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.
A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Mais informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.