Desde a última segunda-feira, dia 12, os treslagoenses têm a disposição mais uma modalidade esportiva olímpica. Trata-se da luta Greco-Romana ou luta olímpica. A Prefeitura, por meio da Sejuvel, ensinará o esporte nas escolinhas. As inscrições estão abertas desde segunda e as aulas podem começar já próxima semana. “Vai depender das Inscrições. Estamos divulgando ainda. Mas se na próxima semana tivermos um bom número de inscritos, as aulas já começam”, disse o secretário de Esportes, Sávio Bernardes.
A luta greco-romana é considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) como uma das quatro principais formas de luta amadora. Ela está presente nos Jogos Olímpicos modernos desde 1896. Em sua versão moderna, a luta olímpica é mais um esporte que uma arte marcial.
Não se deve confundir a luta olímpica com a luta livre. A modalidade segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição. A luta greco-romana tem estilo e técnica únicas, quando comparada a outras formas de luta.
Uma característica da luta é a luta com as mãos, a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores. Os atletas desta modalidade são geralmente muito fortes pois a disputa exige bastante dos membros superiores.
Mais informações em nossa edição impressa