Mais um passo em direção ao domínio do mundo. O Google anunciou nesta quarta-feira (04) o lançamento de um novo software batizado de Latitude, que mais parece um acessório de detetive particular.
O programa permite localizar usuários de celulares e outros dispositivos móveis, por meio do Google Maps. "Agora você pode fazer coisas como ver que sua esposa está presa no tráfego voltando do trabalho, saber que um amigo está na cidade para o fim de semana e se tranquilizar quando o avião de um ente querido pousar em segurança, apesar do mau tempo", diz um post assinado por Vic Gundotra, diretora de mobilidade da empresa.
Ok, a intenção é boa. Mas também dá para espiar onde seu namorado estava quando te ligou, se o seu chefe realmente estava numa reunião, enfim, quase um Big Brother pessoal.
Por enquanto o serviço está disponível em 27 países, incluindo o Brasil. De acordo com a empresa, o software foi criado para auxiliar na segurança das pessoas e não é considerado pelos seus criadores uma quebra de privacidade.
Por meio do Google Latitude, é possível manter outras pessoas constantemente informadas sobre sua localização, porém é possível selecionar quem pode receber a informação. Também dá para desligar serviço a qualquer momento, de acordo informou o Google em seu site.
"Diversão à parte, reconhecemos o quão delicados são os dados de localização, então criamos controles de privacidade bastante restritos dentro do aplicativo" – afirma o Google em comunicado publicado em seu blog oficial – "Você não somente controla exatamente quem pode ver sua localização, mas também decide que locais eles podem ver."
O Latitude funciona em celulares Blackberry e aparelhos com sistema Symbian S60 ou Windows Mobile. Alguns aparelhos com sistema Android, criado pelo Google, também são compatíveis. O Google informou que eventualmente o serviço poderá ser executado no iPhone e iTouch e em muitos celulares da Sony Ericsson.