O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (12) que a crise financeira internacional deveria ter chegado no Brasil com “muito menos intensidade” e voltou a pedir aos empresários que contratem operários para trabalhar em dois ou três turnos de trabalho.
“Essa crise era para ter chegado no Brasil com muito menos intensidade. O Brasil está sendo o último país a ser afetado pela crise e tenho certeza que seremos o primeiro país a sair dessa crise”, disse o presidente, ao lançar a pedra fundamental da Usina de Jirau, às margens do Rio Madeira, a aproximadamente 120 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia.
Sobre a contratação de obras em até três turnos, Lula explicou que a medida gera mais empregos e assim contribui para amenizar os efeitos da crise.
“Estou convencido de que se a gente fizer as coisas acontecerem trabalhando em três turnos em todas as obras de rodovias, hidrelétricas, ferrovias, projetos habitacionais, onde for possível ter três turnos para contratar três trabalhadores, tenho certeza que essa crise vai voltar rapidinho para onde ela nasceu e vai deixar o Brasil em paz”, comentou o presidente.
Lula disse que propôs ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que forme um comitê para acompanhar o andamento da obra de Jirau, a fim de evitar que ela sofra paralisações por problemas legais ou ambientais.
3
Lula apela a empresários que contratem trabalhadores
"Se a gente fizer as coisas acontecerem com certeza que a crise vai acabar rapidinho", diz Lula