Que o iPhone é o telefone celular do momento, novidade nenhuma. No entanto, a Game Developers Conference (GDC), que aconteceu em San Francisco na semana passada, mostrou que o gadget da Apple está cotadíssimo como plataforma de games –dezenas de palestras abordaram temas como "Por que o iPhone mudou tudo" e "Desenvolvimento para o iPhone: uma nova fronteira".
Um dos mais empolgados com o celular é Neil Young, que no ano passado deixou um belo cargo na Electronic Arts para fundar a ngmoco, companhia dedicada exclusivamente ao iPhone. Meses depois, o executivo já considera o aparelho um concorrente à altura dos portáteis DS e PSP. "O iPhone é o começo de algo muito especial."
Há cerca de 25 mil aplicativos disponíveis na loja virtual da Apple, e a maior categoria é a de games -são 165 novos aplicativos por dia e 800 milhões de downloads até agora.
As gigantes estão de olho: ao longo de 2009, a EA pretende levar franquias famosas, como Command & Conquer, The Sims e Fifa, para o aparelho.
Para capitalizar em cima da coqueluche vale até lançar jogos antigos a módicos US$ 5, como fez a id Software com Wolfenstein 3D, considerado o avô dos games de tiro.