Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ministério da Saúde testa novo exame para dengue

Além de confirmar mais cedo o diagnóstico da dengue, o exame aponta o tipo do vírus que está circulando.

Pesquisadores do Ministério da Saúde estão desenvolvendo uma nova técnica que promete mais rapidez no diagnóstico da dengue. Só este ano, 114 mil pessoas tiveram a doença.

Pelo método atual, a sorologia, o paciente só pode fazer o exame após sete dias com sintomas. Com o novo projeto, o sangue pode ser coletado após três dias. E o material recolhido é processado pelo kit.

 

Além de confirmar mais cedo o diagnóstico da dengue, o exame aponta o tipo do vírus que está circulando. É esse um dos principais objetivos do Ministério da Saúde, pois após identificar o vírus, é possível direcionar com mais eficácia as ações de combate a dengue.

Por enquanto, é uma pesquisa. Se a eficácia do kit for comprovada, os resultados poderão ser determinantes para mudanças nos diagnósticos. "Futuramente, podemos ter a tecnologia do Ministério da Saúde, distribuir esse kit individualizado e fazer a detecção precocemente", diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sayonara Carvalho.

Mas, apesar de todas as pesquisas, a melhor forma de combater a dengue ainda é a prevenção. "Infelizmente, ainda tem gente que não faz a sua parte", afirma o agente de endemia José Luis Oliveira.