Veículos de Comunicação

3

Cristovam defende adoção da carreira nacional do magistério

Os professores, no caso, seriam remunerados com recursos federais

-
-

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs nesta sexta-feira (22) ao governo a criação de uma carreira nacional do magistério, como forma de melhorar os salários dos professores e tornar a profissão mais atraente. Pela proposta de Cristovam, o cidadão somente teria acesso à profissão após ser aprovado em concurso público federal. Os professores, no caso, seriam remunerados com recursos federais.

A sugestão foi feita logo após Cristovam Buarque tomar conhecimento da intenção do governo de pagar um bônus a funcionários de empresas que trabalham na execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como forma de aumentar a eficiência nas obras.

– Não tenho nada contra o pagamento do benefício aos trabalhadores do PAC, mas é preciso também que o governo pague um bônus aos construtores da infraestrutura intelectual brasileira, que são os nossos professores e professoras, através de um plano de carreira, a exemplo do que já existe em várias categoriasprofissionais – afirmou o senador.

Para Cristovam, para o país ter o almejado pleno desenvolvimento, é necessário investir não somente na infraestrutura física, como obras, mas em educação, ciência, tecnologia e cultura. Sem isso, observou, o Brasil não sairá do atual estágio de desenvolvimento em que se encontra.

Sobre o pagamento do bônus aos trabalhadores que tocam as obras do PAC, como forma de aumentar o rendimento e a eficiência das obras, Cristovam mostrou-se cético, ao lembrar que a maioria dos trabalhadores brasileiros não tem o preparo técnico necessário para cumprir as suas tarefas. Por isso, defendeu o fortalecimento dos ensinos fundamental e médio e maior aparelhagem das escolas técnicas.