A Subcomissão permanente para acompanhamento, fiscalização e controle dos recursos públicos federais destinados à Copa de 2014 deve realizar ainda neste mês um seminário no Rio de Janeiro para avaliar os projetos das 12 cidades-sede.
A Fifa divulgou ontem as cidades-sede da Copa de 2014. Serão: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Ficaram de fora Belém, Campo Grande, Goiânia, Florianópolis e Rio Branco, que também eram candidatas.
O presidente da subcomissão, deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PB), afirma que o objetivo é evitar aumento de gastos, como ocorreu durante os Jogos Panamericanos de 2007. "Vai ter muito investimento em infraestrutura, como transporte, e várias outras obras. E esta vai ser a base de um maior acompanhamento." Gouveia acrescentou que os parlamentares também querem informações sobre a utilidade no pós-Copa dos serviços e construções que serão utilizados no evento. "Para não ficar abandonado, como alguns investimentos do Pan."
Alguns projetos apresentados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terão de ser modificados, mas a Fifa tem informado que o estádio do Morumbi, em São Paulo, terá que ser completamente reformulado ou substituído por outro a ser construído.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara criou em março essa subcomissão. A Comissão de Turismo e Desporto também tem uma subcomissão com o objetivo de verificar a aplicação de recursos públicos na Copa.