O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou agora há pouco ser favorável a algumas das propostas de mudanças administrativas apresentadas na tarde de ontem por Tasso Jereissati (PSDB-CE), representando um grupo de senadores. Sarney disse que as demais sugestões contidas no documento lido por Tasso ainda estão sendo examinadas.
As propostas já aceitas por Sarney são as seguintes: estabelecimento de uma meta de redução de pessoal; realização de sessão ordinária mensal no Plenário para estabelecer a votação de pauta (reivindicação do senador Pedro Simon); realização de sessão ordinária do Plenário para votação de medidas administrativas (tal qual a Câmara dos Deputados) e realização de auditoria externa para os contratos firmados no Senado, embora já esteja em andamento uma auditoria interna.
– Estamos examinando as demais propostas com a maior boa vontade – garantiu o presidente.
Em resposta, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) agradeceu pela manifestação de Sarney e pediu ainda rigorosa punição a quem – "com ou sem mandato" – for culpado por qualquer irregularidade no Senado. O presidente do Senado disse que os "culpados serão punidos severamente".