O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) esteve em Três Lagoas na tarde de hoje (04) para participar da inauguração do entroncamento da BR 158 com a MS 320. Embora a atração fosse a inauguração de uma das estradas que resolve um problema antigo, os discursos e pedidos se voltaram ao trecho de 130 quilômetros que liga Três Lagoas à Inocência.
Muitos produtores rurais estiveram presentes na inauguração da pavimentação para solicitar uma medida que vem sendo adiada há mais de 20 anos. Dois ônibus saíram de Inocência para contribuir na mobilização que contou também com um abaixo assinado e várias faixas de pedidos.
A produtora rural de Inocência, Nilva de Paula, explica que todo o trecho da MS 112 está esburacado, e com o movimento dos caminhões que levam madeira até a VCP fica praticamente intransitável. “Mais de cem caminhões passam pelo trecho diariamente. É um buraco em cima do outro, sem contar nos riscos com a poeira, não temos visibilidade e nos arriscamos. Essa é uma obra que já deveria ter saído há muito tempo”, relatou.
O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Domingos Martins, foi enfático ao cobrar os recursos arrecadados pelo Fundersul. “O que nós contribuímos em nove anos não adiantou nada. Aqui foram feitos menos de 20 quilômetros. Temos que trabalhar na questão da MS 112, pois ela foi aberta a ‘enxadadas’ em 1930 e até hoje ninguém fez nada. Agora temos esperança de que o governador atenda nossas reivindicações”.
A MS 112 liga os municípios de Três Lagoas, Selvíria e Inocência.
Em resposta Puccinelli disse que nunca foi homem de prometer e que ele não faria promessas, mas em seu discurso enfatizou que a obra está prevista para começar no segundo semestre de 2010. “Eu planejo o Estado para 2050. Temos que ter investimentos em ferrovia, hidrovia, portos hidroviários, entre tantas outras providências. Mesmo que se por alguma catástrofe, o BIRD não emprestar o dinheiro, o que acho difícil, a obra será iniciada no segundo semestre de 2010 com recursos próprios. Espero que seja finalizada até 2011, mas a certeza que posso dar é que ao iniciar uma obra teremos condições de leva la até o final”.
MS-320
Os antigos 12 quilômetros, que estavam asfaltados desde o governo de Pedro Pedrossian, em precário estado de conservação e que causavam sérios e incalculáveis prejuízos aos motoristas, principalmente produtores rurais, foram totalmente restaurados pela administração do governador André Puccinelli.
Além desse trecho, a rodovia recebeu mais 4,3 km de asfalto, desde o entroncamento com a BR-158, rodovia que liga Três Lagoas a Selvíria.
Participaram ainda da solenidade o deputado estadual Akira Otsubo, o senador Walter Pereira, o presidente da Câmara Municipal de Tre Lagoas, Fernando Milan.