Veículos de Comunicação

Esportes

Campeonato Amador dá o pontapé inicial de ?roupa nova?

Prefeitura forneceu uniformes novos a todas as equipes

-
-

Muitas autoridades e convidados ilustres compareceram ao estádio Madrugadão no último sábado (18) para a entrega de uniformes aos cerca de 800 jogadores que disputarão campeonato amador em 2009.

Estiveram presentes a prefeita Simone Tebet (PMDB), a vice Márcia Moura (PMDB), a assistente social Maria Lúcia Firmino, o secretário de esportes Sávio Bernardes, o secretário do meio ambiente Cristovam Lages Canela, os vereadores Celso Yamaguti (DEM) e Jorginho do Gás (PSDB) e o presidente do Misto E.C. Jamiro Rodrigues.

Como convidados, o presidente da Federação Sulmatogrossense de Futebol Francisco Cezário de Oliveira, o comentarista esportivo da TV Morena e narrador esportivo da rádio Difusora Pantanal de Campo Grande, Marco Antônio Silvestre e o presidente da Liga Treslagoense de Desportos, Francisco Barros.

A entrega foi simbólica. As equipes já entraram no gramado com os novos uniformes e segurando placas com seus respectivos nomes. Participam do campeonato 26 times. Sendo 12 na série A e 14 na série B. São eles: A.E. Vila Nova F.C.; Adem-Noroeste; Bela Vista E.C; Botafogo E.C; Comercial E.C.; E.C Vila Zucão; E.C JK; Oratório S.D Sávio; Paisandu F.C.; Prainha/Construlíder; S.E.R Arapuá; Vasco da Gama E.C. (série A) e A.A Ponte Preta; A.A. Acajutel/JG; A.E. River F.C.; A.E. União São João; E.C. Clube São Francisco; E.C Flamengo; E.C. Tiradentes; E.C.I. Ipanema; Jardim Primavera F.C.; Juventude E.C.; Misto Sul E.C.; Operário E.C.; Três Lagoas F.C.; União Boa Vista E.C. (série B).

Os jogos do “amadorzão” começam no próximo domingo (26), com duas partidas no Madrugadão e duas no campo da Associação Desportiva Noroeste (ADEN), sempre nos horários das 7h40 e 9h20. A prefeita Simone inclusive, tirou foto com o time da ADEN e uma bandeira do Corinthians. Em seu discurso, demonstrou orgulho. “Nosso campeonato amador tem a presença de pessoas ilustres nessa abertura. É a cidade no Estado com maior número de times e atletas participando de um campeonato amador”, afirmou citando o presidente da Federação Sulmatogrossense de Futebol Francisco Cezário de Oliveira e o comentarista esportivo Marco Antônio Silvestre.

Simone deixou o mérito da entrega dos uniformes com a Câmara de vereadores e fez uma promessa. “Isso tudo foi um pedido dos vereadores. O mérito não é meu, é de todos. Quero aproveitar para firmar um compromisso. Todos os anos vamos entregar uniformes novos para o futebol amador da cidade”.

Sérgio, goleiro do Bela Vista, time da série A, aprovou a iniciativa. “É um incentivo muito grande para o esporte. Eu acho que estava faltando isso mesmo. Dá até mais ânimo para disputar o campeonato”, vibrou.

Toneio Início

Ao final da cerimônia de entrega dos uniformes foi realizado o torneio início do campeonato amador. A disputa envolveu todas as equipes em jogos de 10 minutos. Se uma equipe fizesse um gol, a partida terminava. Os critérios de desempate usados foram menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e escanteios. Os campeões foram o Comercial na série A ao bater o Prainha por 1 a 0 e o Três Lagoas que empatou em 0 a 0 com o Flamengo e levou a melhor nos cartões amarelos. Fato esse, que irritou os jogadores do time perdedor que partiram para cima do árbitro Mário Vilela e houve briga. Na confusão os troféus de campeão e vice do Torneio Início da série B foram destruídos e, consequentemente, não foram entregues.

Estadual

Segundo o presidente da Federação de Futebol do MS, Francisco Cezário de Oliveira, o fato do Comercial não estar na segunda divisão do estadual não tem nada a ver com a entidade. “O Comercial não me procurou em momento algum demonstrando interesse em jogar a série B do estadual. Não fazemos convites a ninguém. É que existe um custo alto para participar de um campeonato profissional, mas muitos não admitem que não tem dinheiro e jogam no ar esses boatos”, comentou.