Veículos de Comunicação

Cultural

Biblioteca Isaias Paim realiza sarau em homenagem às Expressões Afro-Brasileiras

Objetivo de incentivar a leitura e as demais linguagens artísticas

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim realiza no sábado (27), das 9h às 13h30, o Sarau Cultural em homenagem às Expressões Afro-Brasileiras, com entrada franca.

A programação contempla o debate sobre a educação para os estudos étnicos-raciais, com a professora pós-doutora Bartolina Ramalho, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); pesquisa de campo/memórias do artista visual Galvão Pretto; Espetáculo Negreiro, com a Cia Rob Drown; Roda de Capoeira, com Capoeira Quilombo; palestra Corpo Negro e sua Ancestralidade e exposição do artista Glauber Nascimento; apresentação do Grupo Sampri e participação do Salão Pérola Negra, que fará demonstrações de penteados afro e maquiagens para pele negra.

O sarau cultural nasceu de um anseio de que a biblioteca não fosse apenas um lugar de leitura. As linguagens do conhecimento que devam possibilitar novas descobertas e fomentar a cultura de forma geral também é uma proposta a ser oferecida. O sarau foi pensado com o intuito de compartilhar experiências vividas em música, teatro, com artistas locais, valorizando e compartilhando com a comunidade. O objetivo de incentivar a leitura e as demais linguagens artísticas, a discussão e a formação do saber por todas as vias de produção de conhecimento.

Nesta quinta edição o sarau irá contemplar e discutir a Cultura Afro-brasileira e sua rica contribuição na formação diversa no território nacional, pois a cultura afro-brasileira é parte constituinte da memória e da história brasileira e que os aspectos transbordam as margens que nos escapam muita das vezes. É preciso discutir a própria formação social, histórica, política, memória vida e ancestral. (Com informações da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul)