Veículos de Comunicação

Descaso

Cratera em obra de drenagem inacabada apavora moradores do Jardim das Paineiras

Danificação do solo e aumento gradativo do buraco coloca em risco residências do local

Uma cratera gigante que se abriu na rua 4 de Julho, no Jardim das Paineiras está tirando o sono de moradores do local. Devido ao grande volume de chuvas que caiu sobre a cidade nas últimas semanas a rua ficou com o asfalto completamente danificado, e as manilhas de concreto instaladas para escoar as águas das chuvas ficaram à mostra, comprometendo a locomoção e a segurança de moradores do bairro.

Transtorno que a dona de casa, Jaqueline de Freitas, 34 anos, está convivendo diariamente. Em um dos episódios vividos pela moradora, sua filha acabou caindo na cratera, após se desequilibrar, mas que, por sorte acabou não se ferindo. 

A cratera aberta pelas últimas chuvas fica em frente a sua residência. Na casa simples onde mora com o esposo e seis filhos a preocupação também é constante, devido toda a enxurrada das regiões mais altas do bairro descer diretamente para sua casa. “Tenho medo de acordar e a gente estar dentro d'água, quando chove toda vez alaga”, desabafou.

Ainda de acordo com Jaqueline, a obra de drenagem que estava sendo realizada no bairro e tão aguarda por muitos moradores da rua foi interrompida, após receberem a informação de a obra seria paralisada. “Estávamos animados, mas disseram que mandaram paralisar a obra”, realatou.

Há quatro anos com um comércio no bairro, Djalma Garcia, 56 anos, relata a diminuição no fluxo de clientes, devido a rua em frente ao estabelecimento estar esburacada e dificultar o acesso de veículos no bar. “Os clientes até se afastam, dizem que não dá pra estacionar. E não estão mentindo!”, relatou a reportagem.  

Segundo o comerciante Valdenei Pereira da Silva, 45 anos, o bairro sempre sofre com a falta de infra-estrutura. Recentemente uma empreiteira que realiza obras no local, perfurou a rua para a instalação de manilhas de galeria de águas pluviais, entretanto, a obra não foi concluída, contribuindo no aumento dos buracos e transtornos aos moradores. “Não vieram tampar o que fizeram, antes de fazer a obra tínhamos rua. Quebraram o asfalto tudo e não arrumaram”, disse.

A rua 4 de Julho, faz parte de um pacote de obras lançado pelo Governo do Estado no início de junho em Paranaíba. O valor investido na é obra de R$ 953.431,88, com recursos da Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul), para investimento em infraestrutura urbana, pavimentação e drenagem. 

As obras tiveram início em seis de julho e a duração da obra foi estimada em 180 dias, mas, até o momento, moradores da rua não foram informados de quando a instalação das galerias seria finalizada.