Veículos de Comunicação

POLITICA EM DESTAQUE

PT e PSDB desabam no País, mas os tucanos vão dominar em MS

Em Campo Grande, Beto perdeu a eleição, mas a sua coligação elegeu 16 dos 29 vereadores

Colunista Adilson Trindade durante participação no Jornal CBN Campo Grande.
Colunista Adilson Trindade durante participação no Jornal CBN Campo Grande. | Foto: Duda Schindler / CBN-CG

O PSDB elegeu no País 269 prefeitos. A expectativa era atingir, pelo menos, 500. Mas em Mato Grosso do Sul, o partido passou um rolo compressor sobre os seus rivais com a eleição de 46 prefeitos dos 79 municípios. Foi a maior vitória dos tucanos no País.

Esse desempenho do PSDB nas urnas se deve, também, à aliança com PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, que sacrificou muitos candidatos do seu partido para apoiar tucanos em mais de 30 municípios.

Essa parceria, porém, só não deu certo em Campo Grande. O deputado federal Beto Pereira (PSDB) não passou para o segundo turno. Isso significa que os eleitores conservadores não atenderam aos apelos do capitão.

O PP, liderado pela senadora Tereza Cristina, elegeu 15 prefeitos e está no segundo turno em Campo Grande com a prefeita Adriane Lopes. A senadora pretende se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro para dizer que ele errou em trocar Adriane por Beto. Ela espera, com isso, o apoio de Bolsonaro no segundo turno.

O MDB, que já foi partido dominante no estado, quando André Puccinelli era governador, elegeu 8 prefeitos, ficando à frente do PL com 5, do PSD com 3 e do PSB com 1.
O desempenho da esquerda foi um fiasco em Mato Grosso do Sul. O PT não elegeu nenhum prefeito e o PSB é o único partido de esquerda que conquistou uma prefeitura. A de Corumbá com Dr Gabriel. A aliança dele, tinha partidos de direita a esquerda. O PSDB indicou a ex-deputada federal Bia Cavassa para vice.

Na eleição para Câmara Municipal de Campo Grande, houve mudanças significativas e a coligação do deputado federal Beto Pereira, que ficou fora do segundo turno, elegeu a maior bancada: 16 dos 29 vereadores. O PSDB conquistou 5 cadeiras, o PL 3, MDB 2, Republicanos 2, Podemos 2, PSD 1 e PSB 1.

Enquanto as duas candidatas que vão concorrer ao segundo turno, ficaram bem atrás dos aliados de Beto. A prefeita Adriane Lopes (PP) conseguiu eleger 6 vereadores, sendo 4 do seu partido e 2 do Avante.

A coligação da Rose Modesto (União Brasil) conquistou 4 cadeiras na Câmara Municipal. O partido de Rose ficou 3 vagas e o PDT com uma cadeira, que será ocupada pelo ex-prefeito Marquinhos Trad.

O PT da deputada federal Camila Jara ganhou 3 cadeiras de vereador.
A curiosidade nessa eleição para vereador está no primeiro e o último lugar. Começa com um Trad e termina com outro Trad. Marquinhos foi o campeão de votos com 8.567. Já o seu sobrinho, Otávio Trad (PSD), ficou na lanterna com 2.426 votos.

Confira a coluna Política em Destaque na íntegra:

 

CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG