Veículos de Comunicação

MUDANÇA NO LEGISLATIVO

Câmara Municipal terá grande renovação entre os vereadores da capital

Após eleição, 14 novos vereadores foram escolhidos pela população para os trabalhos legislativos a partir de 2025

Sessão plenária realizada neste terça-feira (8) na Câmara Municipal de Campo Grande - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG
Sessão plenária realizada neste terça-feira (8) na Câmara Municipal de Campo Grande - Foto: Gerson Wassouf/CBN-CG

Com o fim das eleições municipais realizadas neste domingo (6), foram eleitos 14 novos vereadores que irão compor os trabalhos na Câmara Municipal de Campo Grande, enquanto outros 15 conseguiram a reeleição para o pleito de 2025. Os trabalhos na Casa de Leis da Capital continuam até o dia 22 de dezembro.

Entre os novos vereadores eleitos mais bem votados estão Marquinhos Trad (PDT), que recebeu 8.567 votos, Rafael Tavares (PL), com 8.128 votos, e Veterinário Francisco (União), com 6.371 votos.

Já entre os vereadores que conseguiram a reeleição, os mais votados foram Carlão (PSB), com 6.912 votos, Silvio Pitu (PSDB), com 6.409 votos, e Professor Riverton (PP), com 6.271 votos.

A renovação neste ano foi um pouco acima da média, e com certeza absoluta Campo Grande escolheu bem os vereadores. A sociedade quis essa renovação, e eles têm que mostrar que a sociedade estava correta e trabalhar bastante. Eu conheço o Lívio, o Rafael Tavares e o Marquinhos há mais de 30 anos. O Marquinhos já foi vereador, o Lívio também, e eles têm experiência no Legislativo, com certeza vão fazer um bom mandato em prol da nossa cidade“, afirmou o presidente da Câmara Municipal e vereador reeleito, Carlos Augusto Borges (PSB).

Alguns dos novos vereadores compareceram à sessão plenária desta terça-feira (8), a primeira após a eleição. Entre eles, os eleitos Rafael Tavares (PL), Landmark (PT) e Jean Ferreira (PT) foram vistos no plenário.

Até então, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) era a única mulher entre os 29 vereadores de Campo Grande. No último domingo, ela conseguiu a reeleição com 4.982 votos e terá uma colega no próximo exercício legislativo, Ana Portela (PL), que conquistou 4.577 votos.

A renovação no Legislativo é sempre comum, e isso é bom porque oxigena o poder. Da minha parte, todos os novos vereadores e a nova vereadora, Ana Portela, serão recebidos com muito carinho, independentemente de sua posição política. Estamos aqui para trabalhar e construir caminhos para uma cidade melhor […] Mas acredito que faltam mais mulheres na Câmara, visto que temos 29 cadeiras“, afirmou a vereadora reeleita Luiza Ribeiro (PT).

Antes da sessão plenária desta terça-feira (8), o presidente da Casa de Leis, vereador Carlão, também comentou sobre os trabalhos que continuam até o final do ano.

Temos que votar o orçamento, o que deve acontecer entre o final deste mês e o começo de novembro. Também temos grandes projetos que ainda virão para Campo Grande, como a Lei do Silêncio, que será debatida. O trabalho da Câmara vai até o dia 22 de dezembro, e até lá teremos várias sessões ordinárias e, possivelmente, extraordinárias para votar projetos de interesse da sociedade“, concluiu o presidente.

Sessão

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, na sessão desta terça-feira (8), três projetos de lei.

Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei n. 11.365/24, do vereador William Maksoud, que declara de utilidade pública municipal o Grupo Escoteiro Messiânico 8ª – MS, com sede e foro na cidade de Campo Grande.

Também foi aprovado o projeto de lei n. 11.375/24, que dispõe sobre a inclusão, em sites oficiais do poder público municipal, de uma aba específica com todos os serviços públicos à disposição das pessoas idosas. A proposta é do vereador Professor João Rocha.

Por fim, foi aprovado o projeto de lei n. 11.379/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, que inclui no calendário oficial de eventos do município de Campo Grande o Dia Municipal de Conscientização do Mutismo Seletivo, a ser celebrado anualmente em 31 de outubro.