Veículos de Comunicação

cultura

Exposição "Os Celeiros de Farturas" celebra história de MS

Evento inicia nesta quinta-feira (10), e se estende até janeiro de 2025 para todos os públicos

Exposição de contém documentos originais, cartas, rascunhos e documentários
Exposição de contém documentos originais, cartas, rascunhos e documentários | Foto: Reprodução/ Governo de MS

O Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul inaugura nesta quinta-feira (10) a exposição “Os Celeiros de Farturas“, em comemoração aos 47 anos de criação do estado. A mostra, que estará aberta ao público até 15 de janeiro de 2025, destaca o processo de escolha dos símbolos estaduais, como a bandeira, o brasão e o hino oficial.

O evento ocorre no Memorial da Cultura e da Cidadania Apolônio de Carvalho, em Campo Grande. A programação começa às 8h30 com a execução do hino nacional e do hino estadual pela Banda Marcial da Polícia Militar. O hasteamento das bandeiras marcará a abertura oficial, seguida, às 9h, da abertura da exposição no segundo andar do Memorial.

A exposição conta a história da transição de Mato Grosso para Mato Grosso do Sul, que começou com a assinatura da Lei Complementar n° 31 em 11 de outubro de 1977, oficializando a criação do novo estado. O processo de instalação foi concluído em 1º de janeiro de 1979, e a partir daí, a escolha dos símbolos estaduais se tornou um marco importante para a identidade da nova unidade federativa.

A exposição traz documentos históricos, rascunhos, e a primeira versão da bandeira do estado. Entre os destaques está a exibição de um curta-documental intitulado “Hino – Glória e Tradição de uma Gente Audaz“, que será exibido às 10h no Museu da Imagem e do Som, no terceiro andar do Memorial. O filme retrata os desafios enfrentados na criação do hino oficial de Mato Grosso do Sul, incluindo relatos de pessoas que participaram do processo.

A curadoria da mostra é assinada por pesquisadores do Arquivo Público Estadual e outras instituições parceiras, como o Instituto Histórico e Geográfico de MS e o Centro de Documentação Regional da UFGD. A exposição oferece uma imersão na história de Mato Grosso do Sul, apresentando acervos documentais e digitais, além de objetos cedidos por colecionadores e arquivos pessoais.

O Memorial da Cultura e da Cidadania está localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Centro de Campo Grande. A entrada é gratuita.

*Com informações da Fundação da Cultura de MS