Veículos de Comunicação

ABL

Henrique de Medeiros assume Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras

Henrique de Medeiros, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras,
Henrique de Medeiros, presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, | Foto: Reprodução/Rede Social

A primeira diretoria do recém-criado Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras – que reúne as Academias Estaduais de Letras do país, entre elas a Sul-Mato-Grossense –, tomará posse na próxima segunda-feira (14), às 16h, em cerimônia a ser realizada no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Além de autoridades e convidados especiais estarão presentes na ABL representantes da maioria das oficiais Academias Estaduais de Letras do país, entre eles o imortal Henrique de Medeiros, atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL).

Henrique de Medeiros participou da criação do Fórum em Campo Grande e sua solidificação em Belém(PA), onde foi eleito como primeiro presidente da instituição nacional.

“A proposta é unir, fortalecer e fomentar as Academias Estaduais de Letras, que são as oficiais e tradicionais do país, promovendo a língua portuguesa, as letras e a cultura”, afirmou o imortal sul-mato-grossense.

Para o acadêmico, o Fórum, que tem “a presença e o aval da Academia Brasileira de Letras na Diretoria, tem todas as condições de agregar ainda mais os setores culturais dos estados brasileiros”.

O Fórum pretende ser uma referência na literatura nacional. Foi criado nos congressos realizados pelas 27 Academias Estaduais nas cidades de Campo Grande (MS) e Belém (PA) e terá sede em São Paulo (SP).

A nova instituição vem para solidificar a construção do trabalho feito ao longo de anos pelas Academias em prol da cultura, em especial da literatura, estabelecendo uma conexão através da troca de experiências entre as entidades e seus membros e realizações de projetos em conjunto.

O imortal e cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, Arno Wehling, representou a instituição no Congresso e na fundação do Fórum, que teve também as participações dos imortais da ABL Ricardo Cavaliere e Antonio Cícero.

Uma iniciativa extremamente relevante e que nós podemos associar a aspectos fundamentais da vida das nossas instituições, e eu diria que basicamente isso se refere a estreitar laços de natureza pessoal e de natureza institucional entre cada uma das Academias, um esforço coletivo em prol da Literatura, das humanidades e da figura do escritor e um lugar de debate permanente das questões que interessam a todas as nossas instituições”, afirmou Arno Wehling.

COMPOSIÇÃO DO FÓRUM

A primeira diretoria, eleita no Congresso em Belém, terá como presidente Henrique de Medeiros, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

A presidência honorária do Fórum será sempre do presidente em exercício da Academia Brasileira de Letras, atualmente o imortal Merval Pereira.

O vice-presidente será Antonio Penteado Mendonça, da Academia Paulista de Letras. Também assumem: como secretário Ernani Buchmann, da Academia Paranaense de Letras, e como tesoureiro Airton Ortiz, da Academia Rio-Grandense de Letras.

Para Antonio Penteado Mendonça, “as Academias têm muito a contribuir para a difusão da leitura e a importância da literatura na formação da identidade e desenvolvimento do pensamento nacional”.

Ernani Buchmann afirma que “a integração das Academias Estaduais de Letras retoma o sonho iniciado em maio de 1936, com a criação da Federação das Academias de Letras do Brasil, que infelizmente teve vida efêmera“.

E para Airton Ortiz “o Fórum Nacional é um estímulo para que sejam criados os fóruns estaduais, unindo as academias municipais, capilarizando o movimento e fortalecendo o trabalho em prol do livro e da leitura”.

A primeira diretoria do Fórum também é composta por Márcia Maria de Jesus Pessanha (RJ), como segunda secretária, e Alberto Rostand Fernandes Lanverly de Melo (AL), como segundo tesoureiro.

No Conselho Fiscal estão Lélia Pereira da Silva Nunes (SC), Flávio Quinderé (PA) e Leide Câmara (RN), com suplentes Zózimo Tavares (PI) e Cecy Lya Brasil (RR).